Esporte

Esquiva aconselha Robson Conceição antes de estreia profissional em Las Vegas

03/11/2016 06h00

Esquiva Falcão e Robson Conceição se conhecem da época da seleção olímpica - Diego Ribas

Esquiva Falcão e Robson Conceição se conhecem da época da seleção olímpica – Diego Ribas

Maiores nomes da história do boxe olímpico nacional, Esquiva Falcão e Robson Conceição traçam caminhos semelhantes no esporte, embora que com uma diferença de quatro anos. Medalhista de prata nos Jogos de Londres 2012, o irmão de Yamaguchi se mudou para os EUA e, desde então, soma 15 triunfos como profissional. Seu amigo, no entanto, faz a estreia como profissional no próximo sábado (5), em sua primeira aparição após conquistar o ouro olímpico na Rio 2016.

Agenciados pela mesma empresa, os atletas acabaram cruzando seus caminhos mais uma vez nessa semana. De folga após sua última vitória nos ringues, Esquiva, que mora em Las Vegas (EUA), não perdeu tempo em oferecer ajuda a Robson, que recém-chegado à cidade contou com a presença do amigo até mesmo nos treinos.

“O conselho que dou é ir bem tranquilo. Experiência ele tem de luta”, narrou Falcão em conversa com a reportagem da Ag. Fight. “É só saber o momento de encaixar o primeiro golpe. Deixar passar o primeiro e o segundo round para sentir a adrenalina da luta e, se tiver a chance, derrubar no terceiro. Não deixar chegar para os juízes, não corrrer nenhum risco. Se pintar o momento de nocautear, nocauteie”.

Com o olhar atento aos movimentos de Robson, Esquiva, que também tem na figura do ex-lutador Sergio Batarelli o mesmo empresário, sabe como ninguém o poder que uma medalha olímpica tem para mudar a carreira de um atleta no Brasil. Além de abrir portas para patrocinadores, ela é quem garante poder de barganha na hora de negociar com grandes empresas de gerenciamento de carreiras.

E com quatro medalhistas em ação no boxe – além dos dois, Yamaguchi e Adriana Araújo conquistaram bronzes em Londres-, o cenário nacional é promissor. O que faltaria, então, é a consolidação de toda essa geração nos ringues profissionais.

“Fico muito feliz pois eu fui prata, meu irmão e a Adriana bronze e agora o Robson conseguiu o ouro inédito. Foi um crescimento do boxe olímpico. Agora, eu e meu irmão estamos invictos no profissional e o Robson vai estrear. É hora de ter esse crescimento do boxe profisional também. Precisamos ídolos. Acredito muito no boxe dele e acho que vai estrear com um belo nocaute”, garantiu.

Inexperiente no mundo do pugilismo profissional, Robson, de 28 anos, dois a mais do que Esquiva, carrega na bagagem nada menos do que três ciclos olímpicos. Com isso em mente, e pela impulsão que o inédito ouro olímpico garantiu ao currículo, ele parece mais ansioso para chegar ao título mundial do que o amigo.

“Estamos seguindo os mesmos passos”, narrou à reportagem. “Temos medalhas olímpicas, estamos próximos e vamos seguir na expectativa de logo mais termos dois cinturões mundias no Brasil. Pelo contrato que tenho são seis lutas por ano. Por mim, lutaria mais. Nossa equipe quer é lutar pelo cintiurão em um ano e meio ou dois anos no máximo. Mas se eu fizer uma estreia muito boa e mais umas três lutas boas, pode ser até antes”, sorriu, embora com tom sério.

Robson Conceição fará uma das lutas preliminares da noite deste sábado, que marca o retorno de Manny Pacquiao aos ringues após uma breve aposentadoria que não chegou a completar um ano.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo