Topo

Antes de reestreia no UFC NY, 'Pitbull' lamenta não ter mudado de categoria antes

10/11/2016 10h00

Diego Ribas

Thiago ‘Pitbull’ mede forças contra Jim Miller neste sábado – Diego Ribas

Temida por nove entre cada dez lutadores de MMA, a balança foi uma grande vilã na carreira de Thiago ‘Pitbull’ Alves. Enquanto meio-médio (77 kg) do UFC, o atleta, que chegou a disputar o cinturão da categoria contra Georges St-Pierre, sofreu em diversas oportunidades para alcançar o peso limite da divisão (desmaios foram constantes no dia que antecedia a pesagem oficial). Mas passados alguns anos, quem diria, ele se prepara para estrear como peso-leve (70 kg).

Escalado para enfrentar o veterano Jim Miller neste sábado (12), Pitbull fará sua primeira apresentação na categoria, e garante que não haverá surpresas. Afinal, de acordo com o seu relato, foram precisos 18 meses de reeducação alimentar e de adaptação ao novo corpo para que ele, enfim, pudesse dar novos rumos à carreira.

“A mudança não foi tão grande assim. Quando comecei a focar mais na nutrição para não ter problemas com o peso, meu corpo mudou naturalmente”, narrou em conversa com a reportagem da Ag. Fight. “Meus hábitos mudaram. A única diferença é que sou mais disciplinado agora, mas foi tranquilo. Tirei mais de um ano para acostumar o corpo”.

Aos 33 anos, Thiago não compete desde maio de 2015, quando diante dos fãs brasileiros em Goiânia foi superado pelo americano Carlos Condit. Este último revés, por sinal, foi o fator que terminou por motivá-lo a trocar de categoria no octógono.

“Depois da luta com o Condit… As últimas quatro lutas foram com caras muito mais altos e eu perdia muito para ele em envergadura. Faz sentido pelo meu tamanho. Era para ter lutado de leve a carreira toda. Decidimos fazer essa mudança para tomar conta dos leves ”, prometeu, garantindo que o processo representa uma evolução natural do esporte.

“ Os atletas eram um pouco da minha altura, um pouquinho mais altos. Faz entido agora, mudou muito. Todos são mais completos, então faz sentido eu mudar também. Acho essa nova categoria maneiríssima, está bem aberta para o ‘Pitbull’ chegar e dominar. Mas é aquilo. Todos treinam pesado e querem ser campeões. É um recomeço para mim, mas o desafio é o mesmo”, finalizou..