Topo

BJ Penn aposta alto e coloca legado em jogo em busca de feito inédito no UFC

15/01/2017 06h00

Instagram

BJ Penn retorna ao octógono neste domingo – Instagram

Sem vencer uma luta oficialmente desde novembro de 2010, BJ Penn retorna pela segunda vez de uma aposentadoria e decide apostar mais alto do que nunca. Aos 38 anos e disposto a brigar para atingir um feito inédito e histórico – conquistar o terceito título em diferentes categorias no UFC -, o membro do Hall da Fama do evento coloca em jogo um dos maiores legados do esporte.

Apontado como o melhor peso-leve (70 kg) da história, Penn, que também foi dono do cinturão dos meio-médios (77 kg), encara Yair Rodriguez neste domingo (15) em Phoenix (EUA) pela divisão dos penas (66 kg). Se em sua estreia na divisão, diante de Frankie Edgar em 2014, sua pior atuação no octógono foi anotada, desta vez o veterano promete que o empenho de mais de um ano de treinos específicos fará a diferença.

No entanto, pesam contra não apenas a má fase, idade e longe afastado do octógono. Após três mudanças de data para seu retorno ao octógono, o havaiano terá pela frente um promissor adversário que, aos 24 anos, vem embalado por cinco vitórias seguidas no UFC.

Jovem, disposto e com estilo e ritmo da nova geração, Yair deve traçar estratégia para evitar que a experiência do ex-campeão faça a diferença. E caso consiga neutralizar os longos jabs e preciso direto, assim como as explosivas pegadas pelas costas do havaiano, seu favoritismo deve se desenhar ainda na primeira metade dos cinco rounds do combate.

Por isso, a grande questão que envolve essa luta não é se BJ Penn está em condições de se testar mais uma vez no MMA. Talento de sobra ele tem. Mas teria ele ferramentas para se adequar à evolução do esporte no qual ele não vence há mais de seis anos? Caso não, um dos maiores currículos da história do esporte sofrerá nova baixa (desnecessária).