Esporte

"Tanquinho" espanta má fase e é o 1º brasileiro a vencer no UFC em 2017

Christian Petersen/AFP
Tanquinho acerta soco durante vitória no UFC Imagem: Christian Petersen/AFP

Ag. Fight

16/01/2017 00h29

Depois de um ano sem lutar, período em que abriu a própria academia nos EUA e operou o joelho, o brasileiro Augusto ‘Tanquinho’ Mendes finalmente garantiu sua primeira vitória na organização no UFC neste domingo (15), durante o card preliminar do show realizado na cidade de Phoenix. E para isso ele precisou vencer Frankie Saenz.

Especialista em jiu-jitsu, o peso galo (61 kg), que estreou no evento em fevereiro de 2016 diante de Cody Garbrandt – que mais tarde se tornaria campeão do UFC -, lançou mão de seu afiado jogo de luta agarrada desde o início e, embora tenha levado a pior na 'trocação', garantiu ligeira vantagem na etapa inicial após anotar duas quedas.

No segundo assalto, porém, depois de começar melhor e surpreender com uma sequência de cruzados na curta distância, Tanquinho sofreu um knockdown ao receber uma cotovelada no 'clinch' e viu o ímpeto do americano garantir domínio territorial suficiente para impressionar os jurados.

No terceiro e último round, uma verdadeira briga de bar tomou conta da disputa e os atletas alternaram ataques em pé e tentativas de quedas de forma sistemática, o que levantou a plateia e deixou os árbitros com a dura missão de pontuar aquela que foi a melhor disputa até então da noite. Mas, ao final de três etapas de cinco minutos, a melhor ficou com o brasileiro na decisão dividida. Essa foi a primeira vitória do Brasil no UFC em 2017.

“Brasil, sou o primeiro brasileiro a vencer no ano. Representei a gente e vamos arrebentar em 2017”.

Finalização inédita

Mais rápido e agressivo, Viktor Pesta derrubou e impôs seu domínio desde o início diante de Oleksiy Oliynyk. Por cima, o peso-pesado passou a guarda e montou, posição da qual começou a punir com golpes no rosto e no corpo. No entanto, o experiente russo surpreendeu.

Mesmo por baixo, ele encaixou um estrangulamento raro. Mais comum em competições de jiu-jitsu, o golpe conhecido como ‘Ezequiel’ é normalmente usado por cima e com a ajuda da manga do quimono. Mesmo assim, o atleta de 39 anos aplicou a finalização por baixo e quase desmaiou o oponente com o primeiro estrangulamento desse tipo já visto no octógono.

Acompanhe os resultados do UFC Phoenix:

Augusto ‘Tanquinho’ Mendes venceu Frankie Saenz por decisão dividida;
Oleksiy Oliynyk finalizou Viktor Pesta no 1º round;
Tony Martin venceu Alex White por decisão unânime;
Nina Ansaroff finalizou Jocelyn Jones-Lybarger no 3º round;
Walt Harris nocauteou Chase Sherman no 2º round;
Joachim Christensen nocauteou Bojan Mihajlovi? no 3º round;
Cyril Asker nocauteou Dmitri Smoliakov no 1º round.

Quer receber notícias do MMA de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais Esporte

Topo