Topo

Chael Sonnen defende evolução do MMA e minimiza campeões do passado

Chael Sonnen enfrentará Tito Ortiz no Bellator 170 - Reprodução/Bellator
Chael Sonnen enfrentará Tito Ortiz no Bellator 170 Imagem: Reprodução/Bellator

18/01/2017 08h00

 

Com duelo marcado contra Tito Ortiz, ex-campeão do UFC, pela divisão dos meio-pesados (93 kg) no Bellator 170, agendado para o próximo dia 21 de janeiro no ginásio The Forum, na Califórnia (EUA), Chael Sonnen segue com a personalidade polêmica que o tornou famoso. Dessa vez o falastrão americano não se limitou a criticar apenas seu futuro oponente mas fez questão também de sugerir que os lutadores do passado são piores dos que os atuais.

A afirmação de Chael Sonnen foi feita na última segunda-feira (16), em entrevista ao programa ‘The MMA Hour’, apenas um dia depois da derrota contundente sofrida por BJ Penn em seu combate contra Yair Rodriguez. No confronto em questão, o havaiano, ex-campeão peso leve (70 kg) e meio-médio (77 kg) do Ultimate, voltou de sua aposentadoria e foi nocauteado pela jovem promessa mexicana no segundo assalto. Após analisar a evolução das artes marciais mistas, o americano fez questão de sugerir que Tito não teria o sucesso que teve se competisse no seu auge atualmente.

“O Tito piorou? Eu escutaria esse argumento. Se isso é verdade ou não, eu não sei, mas escutaria. O outro lado disso é o de que os caras eram piores naquela época. Era um outro negócio, cara. As pessoas não assistiam ou participavam. Era outro negócio não apenas no que se refere às técnicas, ao treinamento, aos treinadores, mas também ao nível dos atletas em si. Vocês têm alguns caras do passado que tiveram uma trajetória muito boa, e Tito era o melhor. Não existia ninguém que podia vencê-lo, mas isso também é um bom atestado de que os caras não eram tão bons naquela época”, afirmou.

De fato o MMA passou por inúmeras transformações ao longo dos anos, entre elas a divisão dos atletas por limite de peso, a criação de regras e o aprimoramento das técnicas e treinamentos. Se a afirmação de Sonnen é correta ou não, depende do ponto de vista. No momento, a única certeza é a de que Tito Ortiz não deve ter gostado nada dos últimos comentários de seu próximo adversário.