Esporte

Ex-campeão critica excesso de cinturões interinos no UFC

Michael Reaves/Getty Images /AFP
Frankie Edgar já foi campeão do UFC entre os pesos-leves Imagem: Michael Reaves/Getty Images /AFP

Ag. Fight

07/02/2017 14h37

Cada vez mais frequentes no Ultimate, os cinturões interinos servem, em tese, para definir o próximo desafiante ao título linear da categoria em um período em que o número um do mundo não pode defende seu posto. Dessa forma, os dois desafiantes mais aptos se enfrentam, disputam o título provisório e garantem a desejada chance em caso de vitória. Mas o excesso do UFC em alçar atletas a este posto parece incomodar.

Ex-campeão dos pesos-leves (70 kg) e por duas vezes desafiante ao título dos penas (66 kg), o americano Frankie Edgar questionou o real valor dos títulos provisórios na organização. Em entrevista ao programa ‘MMA Hour’, o veterano deixou claro que este cenário apenas confunde a dinâmica do esporte.

“Eu acho que eles estão tornando as coisas bobas com todos esses títulos interinos. Se eles me oferecessem um title-shot, um não poderia recusar.  Mas eu não vou chegar lá e fazer uma luta para definir o desafiante, não enquanto ainda estou tão próximo nos pesos-penas, eu acredito. Principalmente porque não sabemos o que vai acontecer. Eu não quero sair agora e descobrir depois que estou brigando para o ser o desafiante nos galos enquanto podia estar lutando pelo título dos penas”, narrou.

A crítica do atleta foi motivada principalmente pela luta entre Khabib Nurmagomedov e Tony Ferguson ter sido escalada para valer o título interino dos leves. Afinal, o campeão linear Conor McGregor conquistou seu posto em novembro passado, pouco menos de quatro meses antes da data marcada para que os rivais disputem tal posto.

Por sua vez, aos 35 anos, o americano se encontra em um momento delicado de sua carreira. Desde 2008, suas únicas quatro derrotas no octógono do UFC foram em disputas de cinturão, seja dos leves ou dos penas. E, a julgar pela disputa pelo topo das duas categorias, que ficaram ‘reféns’ do irlandês por meses, descer de peso mais uma vez e competir como peso-galo (61 kg) passou a ser uma opção.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo