Topo

USADA anuncia mudanças em política antidoping no UFC; entenda

Rey Del Rio/Getty Images
Imagem: Rey Del Rio/Getty Images

17/02/2017 16h18

O mês de abril está marcado como data de início de uma nova era no UFC. De acordo com uma publicação do site ‘MMA Fighting’, uma nova regra na política antidoping que o Ultimate mantém em parceria com a USADA (agência americana de controle antidopagem) mudará as circunstâncias dos testes realizados em atletas que estão chegando à organização – seja em casos de volta de demissão ou aposentadoria e lutadores que estão assinando seu primeiro contrato.

A primeira alteração é com relação aos atletas que estão retornando de uma aposentadoria ao Ultimate. Com a nova regra, os lutadores que voltam ao show são obrigados a notificar a entidade com seis meses de antecedência – eram quatro – antes de qualquer duelo, de forma que eles possam estar disponíveis para testes aleatórios neste período.

Um bom exemplo de um caso como esse é o de Brock Lesnar, que retornou ao Ultimate em julho passado para enfrentar Mark Hunt no UFC 200. Dentro das novas regras, o gigante americano teria que esperar até janeiro passado para atuar.

Outra mudança na política antidoping do UFC é com relação aos lutadores que retornam ao octógono depois de uma demissão. Nesses casos, os atletas precisam notificar a organização apenas um mês antes de subir no octógono. A regra antiga também previa quatro meses de antecedência para a realização dos exames.

Quem poderia ter se beneficiado dessa mudança é Angela Hill. Em dezembro passado, a americana foi vetada de um duelo contra Jéssica ‘Bate-Estaca’ e teve que passar quatro meses realizando testes com a USADA. As pesos-palhas (52 kg) se enfrentaram somente em fevereiro desse ano.

Por fim, todos atletas que estão assinando o seu primeiro contrato com o Ultimate também terão que notificar a entidade com um mês de antecedência para a realização de testes antidoping antes de sua primeira luta. Esta mudança, se já estivesse em atividade, poderia ter prejudicado o brasileiro ‘Maozinha’, que assinou contrato com a organização e, em apenas duas semanas, já subiu no octógono. As novas regras serão implementadas no dia 1º de abril.