Esporte

Belfort tenta se reinventar diante de 'Safadão' quase 15 anos mais jovem em Fortaleza

11/03/2017 05h00

Vitor Belfort encara Kelvin Gastelum neste sábado - Tobias Bunnenberg

Vitor Belfort encara Kelvin Gastelum neste sábado – Tobias Bunnenberg

Aos 39 anos de idade, Vitor Belfort será a principal atração de um card brasileiro do UFC pela quinta vez na vida. Depois de liderar noites de lutas em São Paulo (duas vezes), Goiânia e Jaraguá do Sul, chegou a vez de Fortaleza ver de perto a atuação de um dos atletas mais experientes do atual plantel do Ultimate. E o adversário deste sábado (11) atravessa uma fase completamente inversa. Kelvin Gastelum, de 25 anos, parece estar vivendo um conto de fadas.

Se por um lado Belfort vem de três derrotas nas últimas quatro lutas, do outro Gastelum acumula três triunfos em quatro combates. Além disso, na semana que antecedeu o evento, o atleta norte-americano mostrou alegria e tranquilidade contagiantes que contrasta com o momento mais sério e reservado da carreira do brasileiro.

Fã de Wesley Safadão, Gastelum divertiu os fãs brasileiros ao arriscar cantar algumas músicas do ídolo local durante o treino aberto ao público. Nas entrevistas para a imprensa, o americano não precisou sequer de intérprete e sempre tentou ao máximo responder na mesma língua – ainda que às vezes faltasse vocabulário – aos questionamentos que eram feitos em português.

Já pelo lado brasileiro, a mudança de atitude de Vitor Belfort foi algo programado previamente. Antes mesmo da semana da luta, o ‘Fenômeno’ já afirmava que tinha “voltado a ser ogro, falar palavrão e cuspir”. Tudo isso para tentar recuperar o ímpeto daquele Vitor que aos 17 anos, quando Gastelum ainda era uma criança e mal falava, foi campeão do Ultimate pela primeira vez. E isso foi relembrado pelo carioca.

“No meu primeiro cinturão ele tinha quatro para cinco anos . É prazeroso estar em atividade e lutar com pessoas que te admiravam e te viram crescer. Nem todo mundo poderá ter isso na vida”, afirmou durante a semana.

Essa mudança de postura, aliás, também foi vista fisicamente. O moicano e a cruz no cabelo que acompanhou Belfort em suas últimas lutas dessa vez deram lugar a um visual bem mais “raiz”, ou seja, cabeça raspada e sem nenhum desenho.

Atual número nove da divisão dos médios, se a terceira derrota seguida vier a carreira de Belfort pode ganhar um enorme ponto de interrogação. Pesa a favor do brasileiro o fato de que nas outras quatro vezes em que liderou um card aqui, ele venceu todas (duas vezes Dan Henderson, Luke Rockhold e Michael Bisping). Com 25 vitórias e 13 derrotas no cartel, é a vez de Vitor Belfort mostrar que o ‘velho leão’ ainda é capaz de intimidar seus adversários.

Clima tenso

Apesar de o card principal ainda contar com nomes de peso como Mauricio ‘Shogun’ e Edson Barboza, na semana que antecedeu o evento quem roubou a cena foram dois estrangeiros. Kevin Lee, que enfrentará Francisco ‘Massaranduba’, foi longe demais e faltou com o respeito com a torcida brasileira durante a pesagem. O americano mostrou o dedo do meio para os presentes no Centro de Formação Olímpica e causou a ira dos fãs.

Quem também definitivamente contará com a antipatia brasileira é Tim Means. O meio-médio provocou bastante Alex ‘Caubói’ durante as encaradas que os dois proporcionaram nos eventos semanais. Será a revanche de um duelo que terminou sem resultado em dezembro, depois que o americano acertou uma joelhada ilegal no brasileiro, que não conseguiu seguir no combate.

A primeira luta do UFC Fortaleza está marcada para às 20h30 (horário de Brasília). As principais lutas da noite serão transmitidas pela TV Globo.

CARD PRINCIPAL

Vitor Belfort x Kelvin Gastelum
Maurício 'Shogun' x Gian Villante
Edson Barboza x Beneil Dariush
Jussier 'Formiga' x Ray Borg
Bethe Correia x Marion Reneau
Alex 'Caubói' x Tim Means

CARD PRELIMINAR

Francisco 'Massaranduba' x Kevin Lee
Serginho Moraes x Davi Ramos
Rani Yahya x Joe Soto
Michel 'Trator' x Josh Burkman
Rony 'Jason' x Jeremy Kennedy
Garreth McLellan x Paulo Henrique 'Borrachinha'

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo