Esporte

Treinador enaltece evolução de Jéssica 'Bate-Estaca': "Não sabia nada"

Ag. Fight

09/05/2017 16h51

Jessica Bate-Estaca e Paraná (dir.) trabalham juntos há anos – Diego Ribas

Quem vê Jéssica Andrade, mais conhecida pelo apelido de ‘Bate-Estaca’, às vésperas da disputa do cinturão peso-palha (52 kg) do UFC - em combate que será realizado no próximo sábado (12) no Texas (EUA) – não imagina que há cerca de cinco anos a atleta ainda era inexperiente no esporte e possuía pouca técnica tanto em pé quanto na luta de chão. No entanto, de acordo Gilliard ‘Paraná’, líder da equipe PRVT e seu atual treinador, foi a partir do momento em que a brasileira se juntou ao time, ainda em 2012, que a trajetória dela no esporte decolou.

Em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, o treinador de Jéssica relembrou que o primeiro contato que teve com a atleta já dava indícios do futuro vitorioso que estava por vir. Isso porque, apesar de não possuir técnicas apuradas, ela se destacou por sua força e determinação quando bateu Lilian Correa, lutadora da PVRT, em maio de 2012. E após analisar as virtudes da atleta contra sua aluna, Paraná decidiu que seria impossível não convidá-la para se juntar ao time criado por ele mesmo em 2005.

“Conheci a Jéssica em um evento que eu fazia no interior. Precisava de uma menina para lutar com uma aluna minha e me falaram que havia alguém lá na cidade. Me ofereceram, coloquei a luta e ela ganhou da minha atleta. Fiquei com uma impressão incrível vendo uma menina que nitidamente não sabia nada ganhando de alguém que já tinha vários  títulos. Foi realmente impressionante e ali já percebi que ela teria grandes chances no mundo e que bastava eu botar a mão nela, como aconteceu algum tempo depois”, relembrou.

“Jéssica chegou na minha equipe com algumas lutas, mas tinha mais ou menos um ano de treino e era faixa-azul de um golpe só, a guilhotina. Ela usava muito bem, até mesmo pela força, mas mesmo no chão, que ela era melhor, se pedíssemos para mostrar cinco posições na aula ela não sabia. Então o nível técnico era bem baixo, mas o coração era enorme e raça e força inacreditáveis. Na parte de luta em pé, ela não sabia absolutamente nada. Hoje, praticamente cinco anos depois, ela é graduada marrom no kickboxing, azul escura no muay-thai e roxa no jiu-jitsu”, relatou.

Desde que se integrou a equipe PRTV, Jéssica já competiu mais 17 vezes, alcançou 13 vitórias e perdeu em apenas quatro oportunidades - o que comprova o sucesso da parceria. E no próximo sábado a brasileira terá o maior desafio de sua carreira, já que enfrentará Joanna Jedrzejczyk, atual campeã peso-palha (52 kg) do UFC e invicta no esporte. Justamente por isso, Paraná mantém muita cautela em sua análise sobre o combate, mesmo que acredite que o casamento de estilos favoreça sua pupila.

“Vejo excelente para nós. Joanna é muito técnica, experiente e vai aceitar jogar o jogo que para qualquer atleta do peso e muito favorável a Jéssica. Muitas vezes Joanna aceita a trocação franca apesar de saber se movimentar muito bem e ter muita técnica pra isso. Às vezes Joanna para e aceita trocar de igual e nesse jogo Jéssica é um monstro. Acredito que ninguém aguenta essa trocação franca com a Jéssica, mas se Joanna aceitar e nocautear vai ser algo incomum. Mas de Joanna podemos esperar tudo, ela é um monstro anormal”, analisou.

Desde que deixou a divisão dos galos (61 kg) e desceu para os penas, Jéssica Bate-Estaca venceu as três lutas que fez até aqui. Já Joanna Jedrzejczyk vai para a sua quinta defesa de cinturão nesta divisão.

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo