Topo

Escudo! Noiva vira psicóloga para baixar tensão de 'Bate-Estaca' antes do UFC 211

Ag. Fight

11/05/2017 06h00

Fernanda e Jéssica irão se casar em agosto deste ano – Reprodução/Instagram

Jéssica ‘Bate-Estaca’ está a três dias de fazer a luta mais importante de sua carreira. A brasileira enfrentará a polonesa Joanna Jedrzejczyk neste sábado (13) no UFC 211, marcado para Dallas (EUA), em duelo que vale o cinturão da categoria peso-palha (52 kg). E, com apenas 25 anos de idade, seria natural que a paranaense sentisse um pouco da pressão de um duelo tão grandioso pela frente. Mas a desafiante ao título tem tido uma ajuda especial: sua noiva Fernanda Andrade.

Sem nunca ter participado de maneira tão efetiva de um camp de sua mulher, Fernanda viajou pela primeira vez para acompanhar a semana que antecede um evento do UFC – período em que os atletas mais sofrem com cortes de peso e compromissos com a organização. Em conversa com a Ag. Fight, a bióloga falou um pouco sobre os bastidores que antecedem esse combate e também explicou a sua principal função dentro da equipe para poder ajudar Jéssica com o lado psicológico.

“É uma tensão muito grande para a equipe toda. É uma luta muito importante, a mais importante na carreira da Jéssica. Eu tento me bloquear e não mostrar tanta ansiedade e preocupação. Até porque sou eu que estou com ela na maior parte do tempo. Tento passar essa tranquilidade. Digo que é como se eu fosse um escudo. Antes das coisas chegarem até ela, chegam até mim e eu consigo distinguir as coisas. Neste momento, deixo a cabeça dela ficar o mais livre possível de pensamentos negativos e tensão para que ela possa apenas se concentrar nos últimos treinos, na perda de peso e na luta que está por vir. Eu deixo ela muito tranquila e coisas que chegariam até ela eu resolvo antes mesmo de ela saber. Eu e o mestre Paraná temos uma sintonia muito grande e queremos que ela apenas treine e se concentre para fazer uma grande luta”, afirmou Fernanda.

Pela primeira vez acompanhando tão de perto a preparação de sua futura esposa, a bióloga julga ser muito melhor viver o dia a dia que antecede a luta do que apenas acompanhar Jéssica pela TV, como fez em outras ocasiões. Além de, claro, poder tranquilizar a mulher em momentos de mais tensão.

“O assédio está maior. A imprensa está procurando bem mais ela mesmo, então estamos tentando atender a todos e fica nessa correria. Mas é bem bacana e eu, acompanhando os bastidores, é bem diferente. Já fui a vários eventos, mas nunca fiquei tão de perto nos bastidores. Mas é muito melhor estar aqui do que no Brasil. Em uma luta como essa, acho que minha presença era indispensável. Chega um momento que a Jéssica não consegue nem dormir de tanta ansiedade e é aí que eu posso tranquilizá-la. Estou sempre do lado. É uma coisa especial estar aqui e participar disso. Esse sonho não é só dela, é nosso. Estou aqui junto para trazer esse cinturão e realizar esse sonho”, garantiu.

Após a luta, Jéssica e Fernanda permanecerão nos Estados Unidos até o dia 23 de maio para compromissos com o UFC e com a imprensa local. Só depois disso é que elas retornarão para o Brasil, onde cumprirão mais obrigações da agenda oficial da atleta. A única certeza na cabeça do casal está programada para agosto deste ano.

“O único plano, ganhando ou perdendo a luta, é que nós vamos casar. Isso é inevitável. No mais, acho que depois que vier o cinturão a gente pensa…”.