Esporte

UFC 212: Aldo lidera card no Rio para maior desafio desde derrota para McGregor

Ag. Fight

03/06/2017 06h00

Aldo defenderá seu título diante de Max Holloway – Gabriel Monteiro Torres

A cidade do Rio de Janeiro receberá neste sábado (3) o maior evento de MMA do mundo pela oitava vez. O UFC 212 terá um card recheado de brasileiros e, em sua luta principal, o duelo para unificar os cinturões da categoria dos penas (66 kg), que tem José Aldo como campeão linear e Max Holloway como campeão interino. O evento também contará com o importante duelo entre Claudia Gadelha e Karolina Kowalkiewicz, além de Vitor Belfort encarando Nate Marquardt.

Aos 29 anos, Aldo terá um dos testes mais complicados de sua carreira e o mais difícil desde a sua derrota para Conor McGregor, em dezembro de 2015. Afinal, Max Holloway atravessa um momento espetacular e acumula dez vitórias seguidas, incluindo triunfos diante de nomes como Charles ‘Do Bronx’, Ricardo Lamas, Anthony Pettis e Jeremy Stephens.

O último revés do americano foi em 17 de agosto de 2013. Foi nesta data que Holloway também foi parado por Conor McGregor, mas na decisão unânime dos juízes laterais. De lá para cá foram quatro prêmios de performance da noite, cinco nocautes, duas vitórias por finalização e três por decisão dos juízes laterais.

Aldo, por sua vez, desde que sucumbiu diante de McGregor em 13 segundos de luta, se apresentou apenas uma outra vez. Foi diante de Frankie Edgar, ex-campeão dos leves (70 kg). O manauara fez uma atuação segura, sem tomar riscos e levou a melhor após os cinco rounds.

Mas fora do octógono Aldo mostrou mudança no modo de se comportar. Antes mais sereno e respeitoso, o atleta da Nova União passou a ser mais enfático em suas entrevistas, questionou o UFC em várias ocasiões e exigiu a revanche contra o irlandês. Como não teve seu pedido atendido, chegou a anunciar a aposentadoria, mas voltou atrás e agora tenta mostrar que segue com a motivação em dia.

O futuro ainda é incerto para o brasileiro, mas se vencer e mantiver o seu cinturão, Aldo já revelou que não pensa mais em subir de categoria para buscar sua revanche contra McGregor. O futuro do ‘Campeão do Povo’ pode estar próximo de ser definido neste sábado.

Claudinha e Belfort

Na segunda luta mais aguardada da noite, Claudia Gadelha medirá forças com Karolina Kowalkiewicz em duelo que marca o encontro entre as números 1 e 2 do ranking oficial dos palhas (52 kg), respectivamente. Claudinha é outra que busca encontrar um rumo para sua carreira desde que foi derrotada pela segunda vez pela campeã Joanna Jedrzejczyk, o que diminui substancialmente suas chances de uma terceira disputa.

Talvez até para ajudar nessa busca, a brasileira deixou a Nova União, onde era companheira de treinos de Zé Aldo, e se mudou para Albuquerque, nos Estados Unidos. A brasileira até admitiu que houve uma certa animosidade com alguns companheiros de equipe por conta da sua escolha em deixar o Brasil. Será sua segunda luta desde a mudança de país e a esperança de um novo recomeço.

Já na antepenúltima luta da noite, Vitor Belfort também buscará se reinventar. O alvo da vez é o americano Nate Marquardt, e uma derrota faria o ‘Fenômeno’ amargar quatro derrotas consecutivas pela primeira vez na carreira. Após flertar com a aposentadoria e pensando em realiza sua última luta pelo UFC, a equipe do carioca descobriu ainda ter mais um confronto pela frente no contrato. Durante a semana, o carioca evitou de falar sobre o futuro, mas cogitou permanecer no Ultimate como dirigente no futuro.

O UFC 212 tem início previsto para às 19h30 (horário de Brasília). O card principal deve ter início às 23h.

CARD PRINCIPAL

José Aldo x Max Holloway
Cláudia Gadelha x Karolina Kowalkiewicz
Vitor Belfort x Nate Marquardt
Paulo Borrachinha x Oluwale Bamgbose
Erick Silva x Yancy Medeiros

CARD PRELIMINAR

Raphael Assunção x Marlon Moraes
Antônio Cara de Sapato x Eric Spicely
Johnny Eduardo x Mathew Lopez
Iuri Marajó x Brian Kelleher
Viviane Sucuri x Jamie Moyle
Luan Chagas x Jim Wallhead
Marco Beltrán x Deiveson Alcântara

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Facebook Messenger

Receba as principais notícias do dia. É de graça!

Mais Esporte

Topo