Topo

MMA


Miesha Tate exalta rivalidade com Ronda: "Não era o suficiente sozinha"

Ronda Rousey e Miesha Tate luta no UFC 168, em 2013  - Donald Miralle/Zuffa
Ronda Rousey e Miesha Tate luta no UFC 168, em 2013 Imagem: Donald Miralle/Zuffa

Ag. Fight

08/06/2017 15h24

Miesha Tate e Ronda Rousey talvez tenham protagonizado a maior rivalidade da história do MMA feminino. As americanas se enfrentaram em duas oportunidades, com duas vitórias de ‘Rowdy’ por finalização. E, apesar das atletas terem trocado diversas provocações durante anos, ‘Cupcake’ não tem dúvidas de que ela e a arquirrival foram essenciais na carreira uma da outra. Afinal de contas, foram elas que acenderam uma chama na cabeça do presidente do UFC, Dana White, a respeito da possibilidade de incluir mulheres no maior torneio de Artes Marciais Mistas do planeta.

Durante uma conversa com o site ‘MMA Junkie’, Miesha fez questão de exaltar a rivalidade com Ronda e ressaltou que, na sua opinião, foi o primeiro duelo entre elas, realizado em março de 2012 pelo cinturão peso-galo (61 kg) do Strikeforce, que fez Dana cogitar a criação de uma divisão feminina no UFC.

“Pensando como uma retrospectiva, eu definitivamente sinto que foi algo bom. Sinto que fui abençoada de ter uma rival como a Ronda Rousey. Sem nós duas não seria suficiente. Ela não era o suficiente sozinha e eu tampouco. Fomos nós duas juntas, a nossa luta no Strikeforce, que fez o Dana White e o Lorenzo Fertitta pensarem: ‘Opa, acho que podemos ter uma divisão feminina porque essas duas são competitivas'”, declarou.

As arquirrivais voltaram a se enfrentar pouco mais de um ano e meio depois, já pelo cinturão do Ultimate. Atualmente, Miesha está aposentada do esporte desde novembro passado e Ronda segue com o futuro incerto no MMA após sofrer a segunda derrota consecutiva na carreira em dezembro de 2016.