Topo

Mayweather x McGregor pode valer cinturão honorário de organização de boxe

Mayweather e McGregor vão se enfrentar em luta de boxe em 26 de agosto - John Locher/AP - Julio Cortez/AP - Arte UOL
Mayweather e McGregor vão se enfrentar em luta de boxe em 26 de agosto Imagem: John Locher/AP - Julio Cortez/AP - Arte UOL

Ag. Fight

19/06/2017 15h26

A novela que envolveu a negociação do combate entre Conor McGregor e Floyd Mayweather finalmente chegou ao fim na última semana. O combate está agendado para o próximo dia 26 de agosto e marcará a estreia do irlandês no boxe contra o melhor pugilista do século 21. E além da empolgação natural dos fãs, já que trata-se de um embate entre dois exímios competidores em seus respectivos esportes, o público poderá ter um atrativo a mais: uma disputa de cinturão.

Em entrevista ao site da ESPN, Mauricio Sulaiman, presidente da WBC (Conselho Mundial de Boxe), admitiu que, apesar de se tratar de um combate em que um dos competidores faz sua estreia, existe a possibilidade da disputa valer o cinturão diamante, título honorário criado em 2009 pela organização com o intuito de premiar o vencedor de uma luta histórica entre dois pugilistas de elite.

"Talvez , eu não sei.  Não sou contra isso. Claro que esta é uma decisão do conselho do WBC, mas temos que celebrar que o boxe está tendo atenção mundial, independentemente.  Mayweather se aposentou como campeão, então ele foi premiado com o título emérito e nunca pensamos que ele voltaria ao boxe", analisou o presidente de uma das maiores organizações do esporte no mundo.

Além de supor que o duelo em questão poderá valer o título diamante - o que pode causar surpresa pelo simples fato de McGregor sequer ter estreado no boxe – o cartola foi além e ainda sugeriu quem vencerá a disputa. De acordo com Sulaiman, ainda que McGregor seja um atleta de alto nível e detenha o cinturão peso-leve (70 kg) do UFC, as chances de ele vencer o pugilista norte-americano são mínimas.

"McGregor teve sucesso no MMA, mas nas regras do boxe vai ser um desafio muito difícil para ele. Pessoalmente não vejo uma maneira em que Mayweather possa perder para McGregor porque é boxe e estamos falando sobre Floyd Mayweather, o maior lutador tático, que tem inteligência e velocidade", completou.