Topo

"Treinador das estrelas" destrincha detalhes de Mayweather x McGregor

Montagem com Floyd Mayweather e Conor McGregor - John Locher/AP - Julio Cortez/AP - Arte UOL
Montagem com Floyd Mayweather e Conor McGregor Imagem: John Locher/AP - Julio Cortez/AP - Arte UOL

Ag. Fight

21/06/2017 09h00

 

Ex-lutador de boxe e mais renomado treinador da nobre arte no Brasil, Luiz Carlos Dorea carrega currículo invejável. Responsável por lapidar as mãos de Acelino "Popó" Freitas, campeão mundial de boxe, Robson Conceição, campeão olímpico, e Junior "Cigano", ex-campeão do UFC, o veterano de 52 anos conhece como poucos no mundo os detalhes e diferenças entre os dois esportes. Justamente por isso ele foi o convidado da Ag. Fight para analisar a disputa entre Floyd Maywether e Conor McGregor.

O duelo, marcado para o dia 26 de agosto deste ano, coloca frente a frente os maiores vendedores de pay-per-view da história da duas modalidades em um confronto que garante não apenas a atenção dos fãs, mas dos especialistas na modalidade. Afinal, franco atirador e grande zebra da noite, o irlandês tem a seu favor poucos, porém valiosos, pontos que foram destrinchados por Dorea durante conversa com a nossa reportagem.

"Os dois tem estilo de lutar na perna de trás, naquele vai e vem. Um deles terá que buscar a luta. Alguém vai sair da sua característica. Os dois trabalham com a mão da frente baixa, no vai e vem, fazendo resposta com a mão de trás com perfeição. E depois combinam golpes. Mas quem achar melhor a distância tem vantagem. E o Mayweather está muito acostumado ao ringue, a experiência deve fazer a diferença", disse, sem esconder o amplo favoritismo dado ao pugilista norte-americano, invicto em 49 apresentações no esporte.

Com isso em mente, Luiz Dorea identificou no irlandês valências físicas que lhe dariam supremacia em determinados momentos do confronto, a começar pelos rounds iniciais, onde sua envergadura e peso superior o tornaria perigoso, sempre aliado ao punch nocauteador do astro do MMA.

"Poder de nocaute o McGregor tem. O que acho difícil é nocautear o Mayweather por conta de sua habilidade. Não é impossível, tudo pode acontecer. Mas a habilidade e experiência do Mayweather nos faz crer que não aconteça. A envergadura do irlandês é o que pode fazer ele impor sua vantagem de peso e estatura. Essa vantagem pode ser tirada com deslocamento de tronco do Mayweather. Então, ele terá que buscar ser efetivo no início, já que uma luta longa favorece ao mais experiente", ponderou, antes de prever o desenrolar do confronto.

"Para mim, a luta vai se desenrolar assim: Se o McGregor não encaixar um bom golpe nos dois primeiros rounds, acredito que o Mayweather vença por nocaute depois do terceiro round. O McGregor é muito destemido, acho que seu estilo terá que se adaptar aos rounds de boxe, mais curtos, e terá que melhorar velocidade e se mover mais. O que o ajuda é o peso, a força. É o lado positivo dele. Mas o Mayweather já lutou com caras assim e se deu bem. Mas o McGregor tem estrela muito grande . Não pode ser subestimado".

A pedido da reportagem da Ag. Fight, Dorea topou se colocar na posição do treinador de McGregor. Especialista na transição de atletas do boxe para o MMA, o veterano que já cuidou das mãos de feras como Anderson Silva, Vitor Belfort, Demian Maia e Rodrigo ‘Minotauro’, inverteu o caminho e "aconselhou" o irlandês para a hora da luta.

"Se fosse treinador do McGregor, treinaria para encurtar a luta, tirar o espaço do Mayweather. Buscaria golpes efetivos na cabeça e corpo para fazer ele parar de se movimentar. Tem que levantar as mãos e buscar mais a luta, usar a mão de trás de canhoto com combinações de golpe. Começar minando o corpo, até mesmo no clinche, e desgastar o Mayweather. Fazer força para depois buscar a luta, e usar essa vantagem no início", finalizou.