Topo

Em luta monótona, Bader vence revanche e garante cinturão do Bellator

Phil Davis (esq.) e Ryan Bader se enfrentaram pelo cinturão dos meio-pesados do Bellator - Divulgação/Bellator
Phil Davis (esq.) e Ryan Bader se enfrentaram pelo cinturão dos meio-pesados do Bellator Imagem: Divulgação/Bellator

Ag. Fight

24/06/2017 23h01

Em card preliminar de alto nível, o Bellator 180 mostrou a que veio neste sábado (24) em Nova York (EUA). Com uma disputa de cinturão para liderar a parte do show que foi televisionada para a TV aberta nos EUA, o torneio garantiu atenção dos fãs desde o início em clara tentativa de, ao animar os telespectadores, incentivar a compra de pay-per-views para a parte final da noitada de lutas – que será transmitida penas em canal fechado. Mas, a depender do embate de Phil Davis e Ryan Bader, a meta não deve ser alcançada.

Com um card movimentado e que contou com apenas uma disputa sendo decidida pelos jurados até então, incluindo as derrotas por finalização dos brasileiros Chinzo Machida e Sergio da Silva, Bader não cumpriu a promessa de imprimir o ritmo e dominar fisicamente o rival, também um ex-UFC. Ao menos não de forma contundente.

Desde o início, o controle do octógono pareceu ser a maior meta dos atletas. Com muita movimentação e pouca contundência de golpes, ataques no vazio ditaram os momentos de encontro no centro do cage, o que fez do quebra-cabeça, regado a vaias da impaciente torcida, um jogo difícil de ser decifrado.

Socos na linha de cintura, chutes baixos e algumas tentativas de queda apareceram algumas vezes dentre as incontáveis sessões de jabs e esquivas que os wrestlers americanos travaram. Desta forma, em duelo equilibrado e decidido nos detalhes a cada assalto, melhor para Bader, que venceu o rival pela segunda vez.

Se no primeiro encontro entre eles, ainda em janeiro de 2015, Bader venceu por decisão dividida, desta vez um triunfo da mesma forma e ainda mais dramático teve lugar após cinco monótonos rounds que comprovaram que, se estilo fazem lutas, eles também impedem que as lutas se desenrolem. Infelizmente, apesar de estarem no topo do esporte por anos, os dois veteranos não conseguem apresentar um grande show aos fãs.

Irlandês marrento supera Machida

Embalado por duas vitórias no Bellator, Chinzo Machida, irmão do ex-campeão do UFC Lyoto, não viu a cor da bola diante do irlandês James Gallagher e deu os três tapinhas ainda no primeiro assalto. No primeiro movimento de ataque em pé, o carateca foi derrubado, teve sua guarda passada e depois viu o rival pegar suas costas. Fim da linha.

Com uma defesa ruim no chão, Chinzo pediu para parar com um justo mata-leão diante do marrento irlandês, que provocou antes, durante e depois do confronto. Seria Gallagher mais um ‘McGregor’ no MMA? Cedo ainda para dizer, mas ele segue invicto na carreira.

Estreia de luxo

Dona da casa, a invicta campeã de boxe Heather Hardyfa estreou no MMA com direito a uma verdadeira briga de bar a partir da segunda metade do combate. Com o cansaço de ambas as atletas em ação, a experiente pugilista soube usar melhor sua técnica em pé para golpear em todos os momentos de aproximação ou distanciamento. E isso fez a diferença.

Com um corte no rosto e sem jogo de pernas,  Alice Yauger partiu para o tudo ou nada nos minutos finais, o que abriu a brecha necessária para que Heather encaixasse dois knockdowns e obrigasse o árbitro a encerrar a disputa.

“Todos sabem que as garotas do Brooklyn, Nova York, são as mais duronas do mundo. Eu apenas mostrei isso”, declarou, para delírio dos presentes.

Acompanhe os resultados do Bellator 180:

Ryan Bader venceu Phil Davis por decisão dividida;
James Gallagher finalizou Chinzo Machida no 1º round;
Heather Hardy nocauteou Alice Yauger no 3º round;
Ryan Couture venceu Haim Gozali por decisão unânime;
Bradley Desir nocauteou Nate Grebb no 1º round;
Anthony Giacchina finalizou Jerome Mickle no 3º round;
Matt Rizzo finalizou Sergio da Silva no 3º round;
Hugh McKenna finalizou John Salgado no 1º round.