Topo

Trocação, foco e treinos com Cormier! 'Mãozinha' esbanja confiança para retorno ao UFC

Ag. Fight

05/07/2017 10h00

Marcel Fortuna estreou com o pé direito no Ultimate – Divulgação

Conseguir um nocaute sobre um atleta 20 quilos mais pesado em sua estreia no UFC não é para qualquer um. Mas Marcel ‘Mãozinha’ Fortuna dá indícios de que esse pode ter sido apenas o primeiro capítulo de uma história vitoriosa na organização. Isso porque, desde o resultado surpreendente sobre Anthony Hamilton no último dia 4 de fevereiro, o especialista no jiu-jitsu resolveu dedicar-se inteiramente ao aprimoramento de suas técnicas e optou por fazer parte de sua preparação na AKA, uma das academias mais renomadas do mundo e onde treina ninguém menos do que Daniel Cormier. E às vésperas de seu retorno ao octógono, o brasileiro admitiu que o auxílio do campeão meio-pesado (93 kg) foi fundamental para garantir confiança no resultado positivo da próxima sexta-feira (7).

Fortuna está escalado para medir forças contra Jordan Johnson no The Ultimate Fighter Finale, evento que será marcado pela final do reality show do UFC e que também contará com sua estreia na divisão dos meio-pesados, sua categoria de origem. Ao contrário de quando lutou pela primeira vez na companhia, Mãozinha enfrentará um adversário cuja principal habilidade é o wrestling, o que pode atrapalhar suas tentativas de queda. Por isso, em entrevista exclusiva à reportagem da Ag. Fight, o brasileiro garantiu que investirá mais na trocação.

“A preparação foi boa, estava treinando na Califórnia, na AKA. Uma academia muito forte no wrestling, e o principal background do meu oponente é o wrestling. Treinei com o Cormier, o camp foi muito bom e focado nessa parte de quedas, foi ótimo treinar nessa academia. Com certeza me dá a confiança para anular o jogo com o Johnson”, relatou o meio-pesado.

“A trocação é algo que vou passar a investir mais porque me deu confiança. Treino muay thai há muito tempo, sempre pensava em chegar lá e usar a minha mão, mas sempre usava o jiu-jitsu, o jogo que estou mais acostumado. Mas essa luta com o Hamilton eu pensei que iria ter que fazer o jiu-jitsu, comecei a trocar e vi que a mão entrou e ele tremeu a base, foi questão de acreditar. Agora estou ainda mais confiante”, completou.

Aos 31 anos de idade, Fortuna admitiu que o nocaute aplicado em sua última luta também o surpreendeu, mas isso apenas porque se tratava de um trocador 20 quilos mais pesado. Naturalmente, o resultado acachapante aumentou a pressão sobre o brasileiro, mas o atleta sabe que não pode fugir de sua origem: o jiu-jitsu.

“Eu vou cair para dentro, usar a minha mão. Não vou insistir muito na queda e fazer o jogo de trocação. Mas se tiver a oportunidade de usar o jiu-jitsu usarei sem dúvidas. Tenho sentido um pouco , mas a última luta passou bastante confiança”, analisou.

Além de analisar os aspectos que lhe dão a confiança necessária para bater o adversário da próxima sexta-feira, Mãozinha confirmou que uma vitória entre os meio-pesados aumentará ainda mais sua moral junto ao UFC. Por isso, ainda que esbanjasse confiança, Fortuna manteve os pés no chão e garantiu que focará apenas em seu próximo compromisso.

“É minha primeira vez trabalhando com o evento, mas acho que estou com moral pelo fato de ter aceitado essa última luta em cima da hora e ter nocauteado. Mas acho que eles estão querendo me provar nessa categoria dos meio-pesados, por isso acho que a moral mesmo será depois dessa luta na minha própria categoria. Tenho que focar agora na minha categoria de origem”, concluiu.