Topo

MMA


Campeão do UFC é acusado de racismo após discussão na internet

Cody Garbrandt celebra após conquistar cinturão do UFC - John Locher/AP Photo
Cody Garbrandt celebra após conquistar cinturão do UFC Imagem: John Locher/AP Photo

Ag. Fight

15/08/2017 16h41

Cody Garbrandt, campeão peso-galo (61 kg) do UFC, se envolveu em uma grande polêmica nesta semana. Em discussão pública com o também lutador Aljamain Sterling, o atleta da Team Alpha Male fez uso de um termo que foi considerado racista pelo rival, que rapidamente mudou o tom da conversa e despejou uma série de insultos em suas redes sociais.

Depois de acusar o campeão de fazer pouco caso de sua vitória sobre Renan ‘Barão’, que em sua visão poderia alçá-lo a disputar o cinturão, Sterling leu a seguinte frase de Cody: "Espere na fila, garoto". No entanto, o termo 'boy' (garoto, em inglês) carrega significado histórico racista nos EUA, uma vez que donos de escravos costumavam chama-los assim em clara ridicularização de suas condições. E foi o que bastou para que os astros do UFC travassem uma guerra virtual.

"Ao menos que você seja da KKK (Ku Klux Klan – grupo extremista que prega a teoria da supremacia branca), pare de me chamar de 'boy', seu filho da p… Você deveria ser responsável por apanhar por dizer uma m… como essa. Fale besteira, mas não seja um completo idiota. Não sei que tipo de fazendeiro ele quer ser postando isso, mas foi fora dos limites. Empoderando esses idiotas racistas de m… Vou te quebrar!", respondeu Sterling, visivelmente irritado.

Por sua vez, Cody tentou negar os argumentos racistas acusando o rival de tentar se fazer de vítima. "Todos usamos os mesmos sapatos", afirmou o campeão do UFC, passando a mensagem que todos são iguais, embora não tenha feito nenhuma referência ao uso do termo em si.