Topo

MMA


Ex-UFC agradece apoio financeiro de fãs durante tratamento contra o câncer

Javier Vasquez - Reprodução
Javier Vasquez Imagem: Reprodução

Ag. Fight

15/08/2017 06h00

Com passagens por grandes eventos de MMA, Javier Vasquez descobriu em 2017 que precisaria superar o maior desafio de sua vida: o câncer de colón. Em meio à turbulência de informações e sentimentos decorrentes da doença, o ex-lutador do UFC percebeu que não teria condições financeiras de arcar com o custo do tratamento – o equivalente a cerca de R$ 110 mil -, o que o motivou a criar uma conta no site "gofundme", plataforma de doações financeiras online. E, ao contrário do que ele próprio acreditava, o resultado foi um sucesso: em apenas três dias, 435 pessoas o ajudaram a alcançar a meta. 

Nitidamente emocionado com o engajamento das pessoas em ajudá-lo no momento mais difícil que já viveu, Vasquez fez um vídeo de 19 minutos em agradecimento a todos e publicou a gravação em sua conta no Facebook. E além de ressaltar a importância dos que se solidarizaram com a causa, o americano de ascendência cubana garantiu que, com o apoio de seus fãs, ele fará de tudo para superar a doença – que o obrigou inclusive a se ausentar das aulas de jiu-jitsu que ministrava na academia Gracie Jiu-Jitsu Rancho Cucamonga, na Califórnia (EUA). 

"Para ser sincero, pessoal, fiquei bastante chocado com a quantidade de apoio e amor, assim como minha família também ficou chocada. Foi uma benção incrível todos me apoiarem e a quantidade de amor e apoio que todos estão me mostrando. Precisava mencionar as pessoas que saíram de suas rotinas e doaram para o fundo. Está sendo uma jornada realmente incrível até agora", relatou durante o vídeo.

“Senti como se eu tivesse que dizer algo porque o apoio foi esmagador. As vezes, você pode pegar os maiores desafios da vida e desmoronar sob eles, ou você pode abraçá-los, aprender com eles e crescer a partir deles. Então estou tentando fazer isso, tentando ficar positivo”. 

Hoje com 41 anos de idade, Vasquez deixou o MMA em junho de 2011, logo após vencer Joe Stevenson, ex-campeão TUF (reality show do Ultimate), em sua estreia no UFC. Ao todo, o lutador atuou 21 vezes no esporte e se saiu vitorioso em 16 dessas oportunidades.