Topo

MMA


Jon Jones passou limpo por exame de sangue feito no dia da luta, diz site

Hans Gutknecht/AP
Imagem: Hans Gutknecht/AP

Ag. Fight

01/09/2017 15h26

 

O polêmico caso de doping que envolve Jon Jones ganhou mais um importante capítulo nesta sexta-feira (1º). Isso porque, de acordo com o site MMA Fighting, o lutador teria passado ileso por um exame antidoping sanguíneo realizado no dia 29 de julho, logo após sua luta contra Daniel Cormier.

Caso isso seja confirmado, uma polêmica deve ser instaurada no caso. Afinal, o americano foi flagrado em um teste realizado no dia 28, por meio de uma coleta de urina. Por isso, seria difícil de se imaginar que um doping acusado em teste de urina pudesse ser eliminado por completo do corpo em apenas 24 horas.

Ao mesmo tempo, dois exames coletados respectivamente nos dias 6 e 7 de julho também voltaram limpos após os testes examinados pela USADA (agência americana antidoping), o que delimitaria o período de 20 dias em que Jones poderia ter feito uso da substância proibida.

Ao mesmo tempo, outra teoria médica apresentada é a de que resíduos de substâncias podem ficar presos em células de gordura e liberadas quando o atleta passa pelo processo de perda de peso, que quebraria tais moléculas. A hipótese foi levantada pelo fato de Jones ter sido flagrado em teste realizado após a pesagem oficial.

Nas próximas semanas, a USADA deve revelar o resultado da contraprova, exame coletado também no dia 28 e que pode, caso também ateste positivo, garantir condenação ao atleta que resultaria entre dois a quatro anos de suspensão de competições.