Topo

Comissão recomenda que campeã peso-galo do Invicta suba de categoria

Ag. Fight

06/09/2017 12h55

A Comissão Atlética do Estado da Califórnia (CSAC, na sigla em inglês) recomendou que a atual campeã peso-galo (61 kg) do Invicta, Yana Kunitskaya, suba de categoria. A decisão médica aconteceu depois que a russa lutou, nesta última quinta-feira (5), com 15% de peso a mais do número que a balança apontou na pesagem um dia antes.

Desde junho, a regra da CSAC para as lutas que acontecem no estado da Califórnia diz que os médicos podem recomendar que lutadores subam de categoria caso eles estejam com mais de 10% do peso aferido no dia da pesagem, que ocorre 24 horas antes do evento.

Na disputa pelo cinturão do peso galo, no Invicta FC 25, Kunitskaya derrotou Raquel Pa'aluhi por decisão unânime. Andy Foster, oficial executivo da CSAC, disse ao site 'MMA Fighting' que a russa ganhou quase 10 kg depois de ter cravado 61 kg na pesagem. Com isso, a 'Foxy' esteve no octógono com cerca de 71 kg, enquanto sua adversária ganhou quase 3 kg depois de ter atingido pouco mais de 60 kg na pesagem oficial, lutando com 63 kg no evento.

Shannon Knapp, presidente do Invicta, afirmou que o torneio irá acompanhar essa mudança de peso da Kunitskaya, mas acredita que uma troca de categoria seja difícil, visto que a russa é a atual campeã.

"Definitivamente, eu não gosto de ver isso, porque não me parece saudável. Então, eu entendo o porquê disso e reconheço Andy e CSAC pelos esforços. Acho que o que eles estão tentando fazer é para garantir a segurança dos atletas", afirmou Knapp.

Ainda no evento desta quinta, a lutadora Courtney King lutou pesando mais de 10% do máximo de categoria peso-galo. A americana, que entrou de última hora no evento, foi derrotada por nocaute técnico na luta contra Yaya Rincon.