Topo

MMA


Ex-lutador do Pride se lesiona em combate de telecatch e fica tetraplégico

Yoshihiro Takayama em ação no Pride 21 - Reprodução/UFC.tv
Yoshihiro Takayama em ação no Pride 21 Imagem: Reprodução/UFC.tv

Ag. Fight

06/09/2017 12h57

Depois de rumores envolvendo o nome do veterano Yoshihiro Takayama, uma triste notícia foi confirmada durante coletiva de imprensa realizada no Japão pela empresa de telecatch DDT Pro-Wrestling. O anúncio, acompanhado e traduzido pelo site "Bloody Elbow", confirmou a lesão do ex-atleta do Pride, que agora se encontra paralisado do pescoço para baixo.

Sua situação foi fruto de uma fratura em sua espinha cervical ocorrida durante combate de telecatch ainda em maio e apontada como irreversível. Por isso, uma campanha online foi lançada para arrecadar fundos para ajudar a custear o tratamento e acompanhamento médico do atleta. Ao mesmo tempo, a empresa se comprometeu a recolher doações dos fãs em todos os eventos.

Famoso no Japão por sua carreira no telecatch, Takayama, de 50 anos, se apresentou em quatro eventos de MMA no início dos anos 2000 e acabou derrotado em todos eles. Contra Don Frye, porém, no Pride 21, ainda em 2002, uma verdadeira briga de rua travada no ringue foi eleita a luta do ano no torneio e entrou para história como um dos confrontos mais abertos e agressivos do esporte.

Ex-astro do Pride e hoje peso-pesado do UFC, o gigante holandês Alistair Overeem lamentou o ocorrido por meio de suas redes sociais e garantiu que jamais esquecerá da valentia apresentada na disputa que marcou o ano de 2002.