Topo

Sob vaias e reclamações, Amanda Nunes vence por decisão dividida e mantém cinturão do UFC

Ag. Fight

10/09/2017 01h56

Estrela principal da noite no UFC 215, evento realizado neste sábado (9), no Canadá, Amanda Nunes venceu sua segunda defesa de cinturão e manteve o título dos pesos-galos (61 kg). Diante de Valentina Shevchenko, a brasileira não rendeu o esperado, mas priorizou a tática e estratégia para garantir os pontos decisivos diante da grande rival e triunfar por decisão dividida dos jurados.

Ao contrário do primeiro confronto entre elas, em março de 2016, que foi marcado pela agressividade e jogo franco, a disputa foi equilibrada em todos os rounds e decidida nos detalhes. Melhor no início e no final, Amanda caiu de rendimento nos rounds intermediários, ouviu vaias da plateia mas manteve o plano.

Revoltada, Valentina reclamou logo apos o anúncio. Garantindo que foi melhor ao longo dos cinco assaltos, a desafiante soltou o verbo: "Ela não venceu. Eu bati forte, venci os rounds, olha a cara dela. Ela está machucada e mesmo assim é a campeã. Eu vou vencer a próxima, quero de novo, não concordo com esse resultado", esbravejou.

A luta

O primeiro round foi estudado. Com a Amanda controlando o centro do cage e andando sempre apara frente, coube a Valentina buscar o contra golpe. Mas com poucas oportunidades, a desafiante levou mais golpes (principalmente chutes baixos) e foi derrubada rapidamente no final da etapa, o que lhe garantiu desvantagem na parcial.

No assalto seguinte, porém, Valentina, mesmo andando para trás em dinâmica parecida ao round anterior, conectou os melhores golpes e encontrou o rosto da campeã com dois diretos de encontro, o que empatou a disputa após ligeira vantagem parcial.

O terceiro assalto, também estudado e equilibrado, foi decidido no detalhe. Menor e com desvantagem da envergadura, a desafiante esperava o ataque da brasileira e contra golpeava com velocidade e com mais volume de golpes. No entanto, campeã caminhou para frente em todos os momentos e buscou a luta, tornando a etapa a mais equilibrada do confronto.

No quarto round, Valentina se mostrou melhor taticamente mais uma vez. Veloz e com tempo de reação, a desafiante respondeu a todas as investidas da 'Leoa' e,mesmo andando para trás, garantiu supremacia na contundência dos golpes.

Na última etapa, após quatro assaltos equilibrados e decididos nos detalhes, nenhuma das atletas tinha a certeza da vantagem,e tampouco estavam dispostas a arriscarem exposição desnecessária. E nesse cenário, a sorte sorriu para Amanda, que durante um clinche desequilibrou a oponente e quase pegou as costas. Na sequência, a atleta da America Top Team derrubou e se manteve por cima, garantindo a vantagem primordial no último round. Vitória por decisão dividida para Amanda Nunes.

Confira os resultados do UFC 215:

Amanda Nunes venceu Valentina Shevchenko por decisão dividida;
Rafael dos Anjos
finalizou Neil Magny no 1º round;
Henry Cejudo nocauteou Wilson Reis no 2º round;
Ilir Latifi venceu Tyson Pedro por decisão unânime;
Jeremy Stephens venceu Gilbert Melendez por decisão unânime;
Ketlen Vieira finalizou Sara McMann no 2º round;
Sarah Moras finalizou Ashlee Evans-Smith no 1º round;
Rick Glenn venceu Gavin Tucker por decisão unânime;
Alex White nocauteou Mitch Clarke no 2º round;
Arjan Bhullar venceu Luis Henrique 'KLB' por decisão unânime;
Kajan Johnson nocauteou Adriano Martins no 3º round.