Topo

Comissão retira vitória de Jon Jones após confirmação de doping

 Diego Ribas
Imagem:  Diego Ribas

Ag. Fight

13/09/2017 17h38

A luta principal do UFC 214, disputada entre Daniel Cormier e Jon Jones não tem mais um vencedor oficial. Tudo porque 'Bones' foi flagrado pelo uso da substância Turinabol - esteroide que aumenta o desempenho - na véspera do confronto e o seu triunfo diante de DC foi retirado pela Comissão Atlética da Califórnia nesta quarta-feira (13).

No dia anterior ao combate, foram recolhidas duas amostras: uma de sangue e uma de urina, e no dia do evento, mais uma dose de sangue foi retirada do atleta. No primeiro teste realizado, o exame de urina acusou a substância proibida. O resultado da contraprova foi revelado nesta quarta e comprovou o uso do composto. Com a confirmação da amostra B, a comissão determinou que o duelo fosse declarado 'no contest' (sem resultado, em português).

Com a alteração do desfecho do combate, que aconteceu no fim do mês de julho, a pergunta que não quer calar é: como fica a situação do cinturão dos meio-pesados (93 kg)? Na época, Jones conquistou o título depois de nocautear DC e o Ultimate já garantiu que só tomará alguma atitude em relação ao cinturão após a conclusão da investigação por parte da USADA (agência americana antidoping). Cormier pode até mesmo voltar a ser considerado campeão de sua categoria,

Bones já foi suspenso por doping em julho de 2016. Por ser reincidente, Jon Jones pode pegar até quatro anos de suspensão do MMA.