Topo

Confira polêmica pontuação que garantiu empate entre 'Canelo' e 'GGG'

Divulgação
Imagem: Divulgação

Ag. Fight

17/09/2017 04h21

 

A superluta entre Saul 'Canelo' e 'GGG', realizada no último sábado (16) em Las Vegas (EUA), contou com um resultado surpreendente. Enquanto os torcedores aguardavam o resultado da disputa que consagraria o vencedor como melhor boxeador peso por peso da atualidade, um empate majoritário apontado pelas papeletas dos jurados laterais causou polêmica. Mais especificamente por causa de uma juíza.

Se durante os 12 rounds disputados o equilíbrio entre os atletas ficou claro, também era visível que embora Canelo tenha começado e terminado a luta melhor do que seu rival, Gennady Gennadyevich Golovkin sobrou no 'miolo' do confronto. Dominando o centro do octógono, o atleta do Cazaquistão desferiu potentes golpes e foi sempre o agressor, impondo supermacia física diante do menor e mais leve oponente.

Por isso, os jurados Don Trella e Dave Moretti discordaram apenas quanto ao sétimo assalto (um dos mais equilibrados da disputa) e pontuaram praticamente o mesmo resultado: Don marcou assinalou em 114 x 114 enquanto Dave apontou para vitória apertada de GGG por 115 x 113.

Eis que, surpreendentemente, as papeletas de Adalaide Byrd apontaram para uma outra visão do combate. Para ela, Canelo venceu nada menos do que dez dos 12 rounds disputados, o que lhe garantiria vantagem de 118 x 110. Curiosamente, o assalto de número sete foi um dos únicos apontados por ela como vitória parcial do atleta do Cazaquistão.

Com tamanha diversidade nas opiniões, o empate pareceu mesmo a melhor saída, embora polêmica, e parece garantir aos envolvidos o direito de disputarem uma revanche imediata - duelo que possivelmente garantiria ainda mais visibilidade aos atletas.