Topo

ADCC 2017 é marcado por zebras, superlutas e tricampeonatos

Erik Engelhart
Imagem: Erik Engelhart

Ag. Fight

25/09/2017 18h02

Realizado no último final de semana, dias 23 e 24 de setembro, na cidade de Espoo (Finlândia), o ADCC 2017 quebrou expectativas dos fãs de grappling pelo mundo. A começar pela derrota prematura de Leandro Lo, um dos favoritos ao título, logo em sua primeira luta. Com um justo mata-leão, Craig Jones finalizou e adiou o sonho do brasileiro de conquistar o seu primeiro ouro na 'Copa do Mundo do Submission'.

Outro resultado que surpreendeu os fãs foi a derrota de Mackenzie Dern, atual campeã do torneio na categoria até 60 kg. Ao raspar duas vezes e resistir ao mata-leão da omoplata da americana filha do faixa-preta brasileiro Wellington 'Megaton', Elvira Karppinen garantiu a vitória por 4 x 2 na pontuação.

Lutador do UFC e dono de três títulos mundiais de jiu-jitsu, Augusto 'Tanquinho' também teve rendimento abaixo do esperado pelo público e foi derrotado por Pablo Mantovani na decisão ainda antes das semifinais em sua categoria.

André Galvão, Renzo Gracie e Chael Sonnen vencem superutas

O maior evento de grappling do mundo também foi marcado superlutas entre veteranos. Ainda no sábado (23), os amigos de infância André Galvão e Cláudio Calasans se enfrentaram do último combate do dia e 'Deco' levou a melhor com o extenso placar de 14 x 0. Essa foi a terceira vez seguida que o paulista venceu uma superluta do ADCC - em 2013 e 2015, superou Bráulio Estima e Roberto 'Cyborg', respectivamente.

No domingo (24), a primeira superluta foi disputada por Renzo Gracie e Sanae Kikuta, ex-adversários no extinto Pride. Em um duelo disputado quase todo em pé, com trocas de pegadas e tentativas de queda, o brasileiro foi declarado vencedor por 1 x 0 nas punições.

A última superluta do ADCC 2017 ficou por conta de 'Leozinho' Vieira e Chael Sonnen. Lutando com as costas no solo quase o combate inteiro - que se estendeu até o final dos segundo tempo extra -, o brasileiro levou a pior e perdeu para o americano na decisão dos juízes.

'Cobrinha' e Gabi Garcia conquistam tricampeonatos e fazem história

Aos 37 anos de idade, Rubens 'Cobrou' mostrou que ainda possui um dos melhores jiu-jitsu do mundo. Lutando contra AJ Agazarm na final da divisão até 66 kg, o brasileiro conseguiu acumular 6 x 0 depois de ataques nas costas e conquistou o seu terceiro título no ADCC.

Assim como Cobrinha, Gabi Garcia fez bonito e conquistou o terceiro ouro no evento. Competindo na categoria de mais de 60 kg, a brasileira não teve trabalho para finalizar Talita 'Treta' com uma americana com pouco mais de um minuto de luta.

Com os ouros conquistados nessa edição do ADCC, Gabi e Cobrinha entram para o seleto grupo de atletas que já venceram o evento em três oportunidades. O único lutador que já possui quatro título no torneio é Marcelo Garcia.

Marcus 'Buchecha' é bicampeão e Felipe 'Preguiça' fatura no absoluto

Depois de ficar de fora do ADCC em 2015 por conta de uma lesão, Marcus 'Buchecha' voltou a atuar no maior torneio de grappling do mundo e faturou o seu segundo título na competição. Na categoria acima de 99 kg, o brasileiro derrotou o último campeão da divisão, Orlando Sanchez, por 6 x 0 na pontuação.

Favorito também ao título do absoluto, Buchecha acabou finalizado por Felipe 'Preguiça' na semifinal. O mineiro encarou Ryan Gordon na decisão e garantiu o seu primeiro título no torneio ao acumular 6 x 0. Agora, o atleta fica definido como o adversário de André Galvão, campeão da superluta deste ano, na edição do ADCC em 2019.

Campeões do ADCC 2017

66 kg - Rubens 'Cobrinha'

77 kg - JT Torres

88 kg - Gordon Ryan

99 kg - Yuri Simões

+99 kg - Marcus Buchecha

Absoluto - 'Felipe Preguiça'

60 kg - Beatriz Mesquita

+60 kg - Gabi Garcia