Topo

Kevin Lee não bate peso para disputa de título; UFC faz primeira menção ao atentado durante pesagem

Diego Ribas
Imagem: Diego Ribas

Diego Ribas, em Las Vegas (EUA)

Ag. Fight

06/10/2017 15h05

Realizada na manhã desta sexta-feira (6), a pesagem oficial do UFC 216 contou com quase todos o lutadores no peso correto, o que garantiu que a edição do torneio seja realizada sem problemas no sábado, no ginásio T-Mobile Arena, em Las Vegas (EUA). Apesar disso, o grande destaque foi mesmo a postura da organização do show.

Apesar de anunciar a doação de um milhão de dólares para as vítimas do atentado do último domingo, que matou 58 pessoas e feriu cerca de 500 mais, o UFC seguiu com seu cronograma habitual ao longo da semana e não tocou mais no assunto mesmo durante o 'Media Day' ou o 'Treino Aberto'. Na pesagem, porém, uma simples plaquinha mudou o tom.

Com a hashtag #VegasStrong (Força, Vegas) posicionada na balança para que todos pudessem ver e registrar em suas fotos, a organização do evento finalmente quebrou o silêncio sobre a tragédia que se tornou o maior atentado a tiros da história dos EUA. O tema, por sinal, se tornou marca oficial da cidade e está espalhada nos principais pontos da cidade.

Último lutador a se pesar, Kevin Lee, que disputa o cinturão interino dos pesos-leves (70 kg) do UFC contra Tony Ferguson, se pesou no último minuto e, mesmo com a ajuda da toalha, cravou um pound acima do imite máximo necessário. Desta forma, o atleta ganhou uma hora para se pesar de novo.

"De acordo com as normas da comissão, o atleta tem até uma hora para perder no máximo dois pounds, caso o médico o libere. O Kevin Lee será examinado pelo médico agora sobre isso", afirmou Bob Bennett, diretor executivo da Comissão Atlética de Nevada, garantindo que caso ele consiga atingir a marca, a luta e a disputa de cinturão ainda estará de pé.

Único atleta a não se apresentar para a pesagem, Nik Lentz passou mal e se retirou do evento. No entanto, seu rival Will Brooks bateu o limite da divisão dos leves (70 kg) para garantir o recebimento de sua bolsa, norma essa que é estipulada pelas comissões atléticas americanas.

Confira o card completo do UFC  216:

Tony Ferguson vs. Kevin Lee
Demetrious Johnson vs. Ray Borg
Fabrício Werdum vs. Derrick Lewis
Mara Romero Borella vs. Kalindra Faria
Beneil Dariush vs. Evan Dunham
Tom Duquesnoy vs. Cody Stamann
Will Brooks vs. Nik Lentz (luta cancelada)
Bobby Green vs. Lando Vannata
Pearl Gonzalez vs. Poliana Botelho
Walt Harris vs. Mark Godbeer
John Moraga vs. Magomed Bibulatov
Thales Leites vs. Brad Tavares
Matt Schnell vs. Marco Beltrán