Topo

MMA


Repórter do UFC insinua que Jon Jones usou substância para mascarar cocaína

Jon Jones em entrevista coletiva no UFC; lutador perdeu título por doping - John Locher/AP
Jon Jones em entrevista coletiva no UFC; lutador perdeu título por doping Imagem: John Locher/AP

Ag. Fight

08/11/2017 12h43

Jon Jones testou positivo nos exames de antidoping realizados no UFC 214, que aconteceu em julho passado, em Anaheim (EUA), e aguarda o seu julgamento pela Comissão Atlética da Califórnia. Em meio a tantas polêmicas envolvendo o uso de substâncias ilegais de 'Bones', a defesa do atleta alega que tudo não passou de um suplemento contaminado e espera que isso o livre de uma punição mais severa. E, de acordo com o repórter oficial do UFC, Joe Rogan, o americano de fato foi vítima de contaminação, mas em uma substância usada para mascarar cocaína.

Em seu próprio podcast, Rogan chamou o ex-campeão dos meio-pesados (93 kg) de "o maior f... de todos" e ainda revelou a informação que conseguiu através de uma fonte não divulgada. O repórter explicou que Jones utilizou creatina, uma substância que pode ser usada para esconder cocaína no organismo e que, quando importada da China, pode ser contaminada com Turinabol - esteroides que aumentam o desempenho -, flagrado no organismo do lutador pela USADA (agência americana de antidopagem) no evento que valeu o cinturão da categoria contra Daniel Cormier.

"Quer saber do rumor mais louco que eu já escutei? Eu não posso dizer quem me contou isso. Esse é o mais doido de todos. O que Jon Jones testou positivo demora um tempo para sair do organismo, certo? Você sabe onde mais encontramos isso? Você encontra isso na creatina", revelou o repórter oficial do UFC.

"Quando eles usam creatina, muitas vezes (importada) da China, é contaminada com esteroides. E eles usam a creatina para cortar a cocaína. A creatina é usada para cortar a cocaína, porque se parecem. Então, se ele estava numa festa e disseram: 'Jon, você precisa dar um tapa, isso é muito bom'. Ele respondeu: 'Eu não posso dar positivo para nada'. A pessoa disse: 'É só cocaína, cara, não vai ser detectada'. E ele teve um aniversário dez dias antes da luta".

Caso a informação levantada por Rogan seja confirmada, não seria a primeira vez que 'Bones' está envolvido em um escândalo que envolve cocaína. Em 2014, o atleta foi testado positivo para benzoilecgonina, principal componente da droga, em um exame de antidoping surpresa. Na ocasião, o ex-campeão não foi suspenso, já que fora do período de competição a substância não é proibida.

Em julho de 2016, Jones enfrentou uma punição de um ano pelo uso de anabolizantes. O seu retorno foi justamente contra Daniel Cormier, no UFC 214, quando venceu originalmente por nocaute no terceiro round. Com o resultado positivo no doping, o confronto passou a não ter resultado e o título voltou para as mãos de 'DC'. Devido à reincidência, o atleta pode enfrentar uma suspensão de até quatro anos.