Topo

MMA


Livre de problemas com a balança, ex-campeão do UFC mira retorno ao top 10

Anthony Pettis disfere cotovelada em Jim Miller no UFC 213 - AP Photo/John Locher
Anthony Pettis disfere cotovelada em Jim Miller no UFC 213 Imagem: AP Photo/John Locher

Lais Rechenioti, no Rio de Janeiro (RJ)

Ag. Fight

10/11/2017 09h00

 

Anthony Pettis está prestes a retornar ao octógono na luta principal do UFC Virgínia, que acontecerá neste sábado (11), em Norfolk (EUA). Com grandes expectativas de que deixou a sua batalha contra o corte de peso para trás, o americano assegurou que uma vitória contra Dustin Poirier pode o levar de volta para o topo, status que já ocupou quando foi o campeão da categoria peso-leve (70 kg).

Em 2015, o americano perdeu o cinturão para Rafael dos Anjos e foi derrotado mais duas vezes na sequência. Com a necessidade de mudar de ares, Pettis desceu para a divisão peso-pena (66 kg), o que não se refletiu como uma boa experiência. Depois de vencer na sua estreia na nova categoria, 'Showtime' enfrentou problemas com a balança e não bateu o peso na disputa do cinturão interino. Sem precisar se preocupar com o corte de peso nos leves, o atleta revelou, em entrevista exclusiva a Ag. Fight, que está confiante com o seu próximo desafio.

"A divisão dos penas foi complicada para mim, eu enfrentei lutadores duros e não tive muitas opções. Eu precisei cortar muito peso, foi difícil, mas foi uma experiência que eu tive. Definitivamente foi um problema. Tivemos que fazer isso com muito cuidado e pensando na minha saúde, foi diferente do que eu estava acostumado, mas foi uma experiência. Mas eu perco muito peso enquanto treino, então eu consegui descer mais do que o esperado", explicou o americano.

Atualmente, na 13ª posição do ranking oficial do UFC, o lutador afirmou que aposta em sua experiência para poder retornar ao ponto mais alto de sua divisão. Mesmo sabendo que a unificação do título entre Conor McGregor e Tony Ferguson é uma prioridade para a organização, Pettis garantiu que pode contar com a maturidade que adquiriu em sua carreira para refazer o seu caminho para o topo.

"Eu espero continuar subindo na divisão e lutar com lutadores que são duros. Vou enfrentar o Poirier no sábado, estou muito empolgado com a minha preparação e com o que eu treinei. Quero entrar logo no octógono. Tenho conquistado muitas coisas e essa vai ser mais uma delas. Quanto mais tempo a gente passa fazendo isso, você aprende estratégias melhores. Quando eu era jovem eu me tornei campeão e consegui muita experiência com isso. Então, agora, eu tento colocar todos esses fatores juntos para conseguir chegar no topo de novo", comentou o atleta.

Sobre o próximo confronto em sua carreira, Pettis garantiu que vai usar toda a sua estratégia para finalizar o seu adversário. Mesmo sabendo que Poirier possui um histórico favorável em não deixar que os juízes laterais decidam suas vitórias - das 21 vezes que saiu vencedor no octógono, apenas cinco foram por decisão unânime dos árbitros -, o americano garantiu que mudou o seu estilo para esta luta.

"Eu vou acertar a minha mão nele, vou tentar finalizá-lo. Eu não quero pensar muito em como eu vou fazer isso, eu só sei que eu quero chegar lá e acertar um soco nele. Eu estou com um estilo que nunca foi visto antes, vou tentar chegar lá e me agarrar ao jogo dele. Eu tenho a minha estratégia definida, vou fazer isso na minha performance e vencer", prometeu 'Showtime'.

Além do confronto entre Anthony Pettis e Dustin Poirier no 'main event', o UFC Virgínia contará com os brasileiros Cézar 'Mutante', pelo peso-médio (84 kg), e Raphael Assunção, na categoria peso-galo (61 kg), no card principal. Além disso, Matt Brown enfrentará Diego Sanchez, na penúltima luta da noite.