Topo

Popó sofre knockdown, se recupera e vence por pontos em luta de despedida

Popó Freitas posa para foto durante entrevista - Alexandre Schneider/ESPORTE(ponto final)
Popó Freitas posa para foto durante entrevista Imagem: Alexandre Schneider/ESPORTE(ponto final)

Ag. Fight

12/11/2017 03h45

Um dos maiores boxeadores da história do Brasil, Acelino 'Popó' Freitas se despediu pela quarta vez dos ringues neste sábado (11) e, ao que tudo indica, deste vez será para valer. Aos 42 anos, o baiano "mão de pedra" se despede do esporte com uma vitória por pontos sobre o mexicano Gabriel Martinez, coroando uma carreira de 40 vitórias e apenas duas derrotas.

A disputa, realizada em Belém, passou longe de ser fácil e garantiu emoção de sobra para o público presente. Melhor no início, Popó dominou os assaltos iniciais com seu estilo agressivo de costume e impôs um knockdown. No entanto, a pressão imposta rapidamente cobrou uma demanda que seu corpo não pôde pagar.

Cansado, o brasileiro passou a ser dominado e também recebeu um knockdown, equilibrando a disputa. No sexto round, o mexicano colocou Popó nas cordas e deu a impressão que poderia liquidar a fatura, o que levantou a torcida, que não parou de apoiar o ídolo local.

Curiosamente, na etapa seguinte um golpe aplicado por Martinez após o soar do gongo lhe garantiu um ponto negativo, o que em uma disputa de apenas oito rounds é crucial. Nas papeletas, a vantagem mínima que dois jurados apontaram deixaram claro que não fosse essa punição o resultado teria sido um empate. Uma bela forma de terminar a carreira, com um combate disputado.

Ao longo de seus 42 confrontos no ringue, Popó foi campeão dos super-penas da WBO e WBA (Organização Mundial de Boxe e Associação Mundial de Boxe), divisão em que nunca perdeu uma disputa, além de por duas vezes acumular o título dos leves da WBO.