Topo

MMA


Aldo se pesa por último, dá susto, mas confirma luta pelo cinturão no UFC

José Aldo durante pesagem do UFC - Reprodução
José Aldo durante pesagem do UFC Imagem: Reprodução

Ag. Fight

01/12/2017 13h19

 

A apreensão tomou conta da cidade de Detroit (EUA) na manhã desta sexta-feira (1º). Chamado com poucas semanas de antecedência para substituir Frankie Edgar na luta principal do UFC 218, que acontecerá neste sábado, José Aldo foi o último a subir na balança, teve que ficar nu, mas conseguiu confirmar seu peso para que o confronto pelo cinturão dos penas contra Max Holloway fosse validade.

Ex-campeão dos penas, Aldo teve que apressar sua preparação depois que Edgar se machucou. O brasileiro estava programado para encarar Ricardo Lamas em 16 de dezembro, e foi obrigado a anteceder em duas semanas o seu corte de peso para poder agarrar a nova chance de disputar o título. O resultado foi visto em Detroit.

Último a se pesar, Aldo apareceu no local com o semblante bastante sério. O manauara subiu na balança de bermuda, mas ficou uma libra acima do limite. Assustado, o atleta se apoiou no próprio joelho e pediu ajuda a Dedé Pederneiras, seu treinador. A organização do Ultimate veio com uma toalha para que Aldo pudesse ficar nu e o momento de tensão chegou ao fim quando o atleta cravou 145 libras (65,8 kg).

Antes do brasileiro, a pesagem transcorreu de maneira bastante tranquila. Faltando ainda 90 minutos para o fim da cerimônia, restavam apenas seis atletas dos 26 atletas do card para subirem na balança. Todos os que se adiantaram em cumprir suas obrigações, fizeram de maneira correta.

Holloway precisou ficar nu e o auxílio da toalha para atingir os 65,7 kg permitidos por uma luta pelo cinturão dos penas. "Continua sendo o corte de peso mais fácil. Precisei da toalha porque eu chequei sem a cueca. Reebok faz umas cuecas pesadas (risos)", escreveu o campeão em sua conta no Twitter logo após passar pela balança.

Na metade da pesagem, quando ainda faltava uma hora para terminar o prazo de duas horas para os atletas aferirem seus pesos, apenas José Aldo e Alistair Overeem ainda não haviam aparecido. O peso-pesado holandês pesou de camiseta e bermuda. Ele cravou 112 kg sem nenhuma dificuldade.

CARD PRINCIPAL

Max Holloway (65,8 kg) x José Aldo (65,8 kg)
Alistair Overeem x Francis Ngannou (118,8 kg)
Henry Cejudo (57,1 kg) x Sergio Pettis (56,7 kg)
Eddie Alvarez (70,3 kg) x Justin Gaethje (70,8 kg)
Tecia Torres (52,6 kg) x Michelle Waterson (52,2 kg)

CARD PRELIMINAR

Charles 'do Bronx' (70,1 kg) x Paul Felder (70,5 kg)
Alex 'Caubói' (77,3 kg) x Yancy Medeiros (77,1 kg)
David Teymur (70,8 kg) x Drakkar Klose (70,7 kg)
Felice Herrig (52,4 kg) x Cortney Casey (52,4 kg)
Abdul Razak Alhassan (77,1 kg) x Sabah Homasi (77,3 kg)
Jeremy Kimball (93 kg) x Dominick Reyes (93 kg)
Justin Willis (120 kg) x Allen Crowder (107,5 kg)
Amanda Cooper (52,6 kg) x Angela Magana (52,2 kg)