Topo

Em noite de batalhas femininas, UFC promove primeira campeã peso-mosca

Vencedora do TUF, Nicco Montaño é a nova campeã do UFC - Diego Ribas/Ag. Fight
Vencedora do TUF, Nicco Montaño é a nova campeã do UFC Imagem: Diego Ribas/Ag. Fight

Diego Ribas, em Las Vegas (EUA)

Ag. Fight

02/12/2017 04h14

Ofuscada pelo UFC 218, evento marcado para este sábado (2) e que contará com a disputa de cinturão dos pesos-penas (66 kg) entre Max Holloway e José Aldo, a grande final do The Ultimate Fighter 26  agitou a cidade de Las Vegas (EUA). E embora com poucas lutas de renome, o card desta sexta-feira sobrou em emoção e duelos rápidos.

Como atração principal da noite, a grande final do reality show coroou Nicco Montaño como a primeira campeã dos pesos-moscas (57 kg) do UFC, categoria que deve passar a receber reforços das mais pesadas dos palhas (52 kg) e das mais leves dos galos (61 kg) - como por exemplo Paige VanZant e Jessica Eye.

Mas antes da luta ser realizada, momentos dramáticos tomaram conta já na pesagem para o confronto. Finalista do reality show, Sijara Eubanks passou mal durante o processo de corte de peso e foi hospitalizada, abrindo caminho para que a semifinalista do torneio, a veterana Roxanne Modafferi, ganhasse a chance de disputar o título inaugural da organização.

Apesar disso, a veterana de 35 anos não teve a mesma sorte quando o octógono se fechou e diante de Nicco Montaño, sete anos mais nova, a pressão e volume de jogo pesaram contra. Melhor no início, a experiente Roxanne, que já havia participado de outra edição do TUF e que construiu sua carreira no MMA desde 2003, cansou e passou a ser dominada consistentemente etapa por etapa.

Sequências de cruzados, diretos e muitas quedas pontuaram seguidamente a favor da jovem, que vencer todas suas disputas na casa do TUF por decisão, mostrando um preparo físico, e principalmente determinação, acima da média. Com o cinturão em seu poder, a atleta de Albuquerque festejou como nunca.

"Me sinto incrível. Não consigo agradecer meus treinadores como deveria. Não sei o que dizer, Roxanne foi uma inspiração desde que eu comecei a lutar. Dividimos a casa , não tenho palavras", declarou emocionada sob aplausos da plateia que lotou o teatro no Hotel Cassino Monte Carlo.

A luta

Movimentada desde o início, as atletas sobraram no quesito entrega e fizeram questão de deixar tudo de si no octógono. Nos momentos iniciais, embora afobada, Roxanne partiu para cima e encurralou a rival, que a derrubou e trabalhou no ground and pound em busca de uma vantagem parcial. No entanto, o volume de jogo da veterana se sobressaiu e uma tentativa de chave de braço no final dos cinco minutos lhe garantiram o round.

Na etapa seguinte, Nicco passou por um sufoco inicial, quando recebeu diversos cruzados e diretos junto À grade, mas soube controlar melhor o cage e imprimiu seu ritmo diante de uma cansada Roxanne, que ainda quase foi finalizada por um triângulo e acabou salva pelo gongo.

Com tanto volume de jogo nos primeiros assaltos, o ritmo do combate caiu no terceiro round e a trocação ficou baseada mais na contundência dos ataques do que no volume de golpes. E melhor para a jovem de 28 anos, que utilizou de seu domínio no octógono para andar para frente e acertar diretos de encontro que abalaram a adversária.

No assalto seguinte, uma verdadeira guerra foi travada no octógono. Alternando bons momentos em pé, as rivais cruzaram o cage diversas vezes com sequências de ataques que foram interrompidas por duas quedas de Nicco, que mais uma vez levou a vantagem parcial.

Ciente da vantagem, a jovem atleta jogou no erro da adversária que, afoita por um ataque, foi rapidamente derrubada duas vezes no início do quinto e último round. A partir daí, o ground and pound e o domínio territorial finalizaram o placar a favor da nova campeã do UFC.

Nova aposta do UFC

Sean O'Malley é um garoto promissor. Agressivo e habilidoso, o americano revelado pelo reality show de Dana White 'The Contender Series', o garoto apelidado de 'The Flash' estreou no evento com olhares atentos dos fãs que o acompanharam no programa. E com razão.

Com um incrível leque de chutes altos e médios, Sean desfilou com um belo jogo de pernas no primeiro assalto que fez do rival Terrion Ware uma presa fácil. Alternando ataques da média para a longa distância, e acertando socos de encontro como resposta às investidas do rival, ele sobrou.

No entanto, como todo jovem talento, arestas precisam aparadas e ser corrigidas. Sem poder de nocaute nas mãos, seu estilo cai de produção assim que o ritmo do combate exige que ele diminua a velocidade de seus ataques. A partir daí, a pressão na curta distância aplicada por Ware, que apresentou maior volume de golpes no infight, incomodou a ponto de quase equilibrar a segunda etapa e de lhe custar a vitória na última parcial.

Vitória por pontos de uma nova promessa do evento, que para ir mais longe na organização precisa aliar o visível talento com variabilidade no estilo de jogo. Fica a expectativa para quais serão seus próximos passos no show. Ele, por sinal, já pediu por uma chance de lutar em um card com transmissão via pay-per-view nos EUA. Começou bem!

Acompanhe os resultados do TUF Finale 26:

Nicco Montaño venceu Roxanne Modafferi por decisão unânime;
Sean O'Malley venceu Terrion Ware por decisão unânime dos jurados;
Lauren Murphy venceu Barb Honchak por decisão dividida;
Gerald Meerschaert nocauteou Eric Spicely no 2ª round;
DeAnna Bennett e Melinda Fábián empataram por decisão majoritária;
Brett Johns finalizou Joe Soto no 1º round;
Montana De La Rosa finalizou Christina Marks no 1º round;
Ryan Janes nocauteou Andrew Sanchez no 3º round;
Rachael Ostovich-Berdon finalizou Karine Gevorgyan no 1º round;
Shana Dobson nocauteou Ariel Beck no 2º round;
Gillian Robertson finalizou Emily Whitmire no 1º round.