Topo

Edson Barboza minimza favoritismo de Nurmagomedov: "Só mais um oponente"

Lais Rechenioti, no Rio de Janeiro (RJ)

Ag. Fight

28/12/2017 15h39

No próximo sábado (30), Edson Barboza subirá no octógono do UFC 219 para encarar Khabib Nurmagomedov no maior desafio da carreira - afinal de contas, o vencedor do duelo dará um grande passo em direção ao cinturão peso-leve (70 kg) do Ultimate. Diante de uma situação como essas, muitos poderiam esperar um certo nervosismo por parte do brasileiro. Contudo, o atleta deixou claro que não sente qualquer pressão em enfrentar o temido russo, invicto e número dois no ranking da divisão.

Durante uma conversa com jornalistas brasileiros na última quarta-feira (27), Barboza garantiu que não enxerga o duelo contra Nurmagomedov como um desafio maior que as outras lutas que fez na carreira. De acordo com o brasileiro, o russo é apenas mais um atleta na sua caminhada rumo ao cinturão.

"Sinceramente não tem um maior ou menor desafio. É só mais uma luta, mais um oponente. Sinceramente, não consigo ver por esse lado aí não, de maior desafio. É só mais um oponente, mais uma luta, o desafio é igual como todos os outros oponentes que eu já enfrentei. Nenhuma. A pressão é normal. Independentemente de ele estar invicto ou não. Como eu falei, é só mais uma luta, mais um oponente. Sinceramente, para mim é diferente ele estar invicto ou não", declarou.

A última vez que Nurmagomedov subiu no octógono foi em novembro de 2016, quando finalizou Michael Johnson. No entanto, apesar do russo estar afastado quase um ano do cage, o brasileiro não acredita que esse fator influenciará na performance do rival.

"Eu também estou desde março sem lutar, mas eu sou um atleta. Me mantenho em forma, me mantenho pronto para lutar sempre. Acredito que, como ele é um atleta de alto nível, acredito que ele também é assim. Acredito que isso não vai fazer muita diferença não, esse tempo que ele ficou fora. Porque eu sou um atleta e estou pronto para lutar sempre", afirmou.

Consciente de que Nurmagomedov é especialista em derrubar seus adversários para castigá-los com seu potente ground and pound, Barboza garante que está confiante que sua defesa de queda pode impedir o russo de impor o seu jogo.

"Eu sou um dos melhores defensores de queda que tem na categoria. Quase 85% de queda eu defendo. Então, vai ser divertido essa luta. Provavelmente, ele vai tentar me derrubar, eu vou tentar sair. Então, vai ser bem divertido. Mas não treinei nada específico não, sei que estou pronto", apontou.

O UFC 219 será realizado no próximo sábado (30), em Las Vegas (EUA). Além do duelo entre Barboza e Nurmagomedov, o show também contará com a primeira defesa de cinturão de Cris 'Cyborg', que enfrentará Holly Holm na luta principal do evento.