Topo

Matheus Nicolau garante cuidados extras após suspensão por doping

Lais Rechenioti, no Rio de Janeiro (RJ)

Ag. Fight

29/12/2017 10h00

Pouco antes do UFC Fight Night 100, evento que aconteceu em novembro de 2016, Matheu Nicolau testou positivo para substância proibida em exame antidoping e foi retirado do card do show. Agora, liberado para voltar a lutar mais de um ano depois, o atleta subirá no octógono no próximo sábado (30) para encarar Louis Smolka. E, depois de todo o período suspenso dos cages, o brasileiro garantiu que aprendeu a lição e que redobrou os cuidados para que a situação não se repita.

Durante uma conversa com jornalistas brasileiros na última quarta-feira (27), Matheus revelou que atualmente existe uma preocupação maior de sua parte para não cometer outro deslize com o doping. De acordo com o brasileiro, um novo especialista em medicina esportiva integrou sua equipe para ajudá-lo nessa prevenção.

"Aconteceu o doping comigo e foi um aprendizado. Eu vi o quanto que as coisas são sensíveis e o quanto a gente é vulnerável nesse quesito. Com certeza, eu tive uma preocupação a mais, eu estou tomando um cuidado muito maior. Depois disso, logo depois que aconteceu o doping, eu conheci o meu médico, que eu estou trabalhando agora e é especialista em medicina esportiva. E ele é um cara que é fascinado com o doping, ele ama e estuda o assunto. E eu me sinto muito mais blindado para lidar com isso agora e para isso nunca mais acontecer comigo", declarou.

Sem subir no octógono desde julho de 2016, Matheus garantiu que o longo período afastado do octógono não influenciará a sua performance no próximo sábado. O brasileiro deixou claro que seguiu treinando duro durante o tempo em que esteve suspenso e, inclusive, participou de campeonatos de jiu-jitsu para manter o ritmo.

"Esse tempo que eu fiquei afastado do MMA, eu não fiquei afastado das artes marciais. Treinei todos os dias. Inclusive, enquanto eu estava me permitindo ter um tempo de férias, por exemplo no carnaval desse ano que eu curti com os meus amigos, eu fui e fiz o treino físico, não teve um dia que eu acordei e fui dormir pensando nisso e trabalhando para isso. Inclusive, para manter minha chama competitiva acesa, eu competi bastante no jiu-jitsu esse ano, participei de dois camps como se eu fosse lutar. Estou super no ritmo e vocês vão ver isso no próximo sábado, no dia 30. Vocês vão ver isso e falar: 'Caramba, parece que ele não tava há um ano e meio fora'", contou.

Escalado para enfrentar Smolka no UFC 219, evento que será realizado em Las Vegas (EUA), Matheus rasgou elogios ao rival. Na opinião do brasileiro, as três derrotas seguidas do adversário não significam uma má fase do atleta. Afinal de contas, os resultados negativos aconteceram contra atletas bem ranqueado na divisão.

"Luis Smolka é um cara experiente no UFC. Ele começou muito bem, o início dele foi muito bom, se eu não me engano, ele teve quatro vitórias. Ele vem de três derrotas, mas eu não me engano e não acho que isso o faz um adversário fraco, pelo contrário. As três derrotas dele foram para caras tops da categoria. Inclusive o Ray Borg pelo cinturão. A derrota dele para o Brandon Moreno foi uma luta meio rápida, ele acabou caindo em uma finalização. E ele é um cara muito duro, tem o jogo de grappling bom, um cara alto para a categoria. Mas eu vejo vários caminhos que eu possa estar usando para conseguir a vitória, estou bem treinado e vou conseguir colocar as minhas armas em cima dele com certeza", apontou.

Além do duelo entre Matheus e Smolka, Edson Barboza e Khabib Nurmagomedov também vão bater de frente no UFC 219. Na luta principal do show, Cris 'Cyborg' defenderá pela primeira vez o cinturão peso-pena (66 kg) contra Holly Holm.