Topo

MMA


Sem Belfort, UFC St. Louis sofre com baixas e se apoia em joia coreana

Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Ag. Fight

14/01/2018 05h00

O ano do Ultimate começou conturbado. Em seu primeiro evento do ano, o maior evento de MMA do mundo teve que lidar com baixas importantíssimas às vésperas do UFC St. Louis, que acontece neste domingo (14), nos Estados Unidos. O principal desfalque será a ausência de Vitor Belfort, que faria sua luta de despedida do octógono, mas teve que cancelar o adeus após seu adversário, Uriah Hall, passar mal e não conseguir comparecer na pesagem oficial. Com isso, cabe a Dana White e cia focar em lutadores menos conhecidos, mas com grande potencial.

É o caso de Doo Ho Choi. O sul-coreano fará a luta principal da noite contra Jeremy Stephens. Com apenas 26 anos, ele é uma aposta asiática que vem fazendo barulho dentro do Ultimate. Atual 13º da divisão dos penas (66 kg), o duelo contra o americano número nove é mais uma chance de Choi avançar casas no ranking do UFC.

Em sua última aparição pelo Ultimate, Doo Ho Choi fez uma lutaça com Cub Swanson no UFC 206, em dezembro de 2006. Naquela ocasião, o sul-coreado saiu derrotado por decisão unânime, mas o duelo ganhou o prêmio de 'Luta da Noite. Antes disso, ele havia vencidos suas três lutas na organização por nocaute.

Do outro lado do cage, bom mais rodado do que o sul-coreano, Stephens fará a sua 27ª luta pelo maior torneio de MMA do mundo. O americano vem de vitória por decisão unânime diante de Gilbert Melendez no UFC 215, disputado em setembro do ano passado.

E o Brasil?

O card do UFC St. Louis contaria com quatro brasileiros, mas no fim das contas apenas dois poderão subir no octógono. Ou melhor, duas. Kalindra Faria encara Jessica Eye pela divisão dos moscas (57 kg) e Talita Bernardo tem pela frente a mexicana Irene Aldana pelos galos (61 kg). Ambas estrearam com derrota no Ultimate e buscam recuperação. Além da luta de Belfort que não ocorrerá mais, Thiago 'Pitbull' também viu seu adversário Zak Cummings ter problemas às vésperas do evento e sua luta foi cancelada.

CARD PRINCIPAL

Jeremy Stephens x Doo Ho Choi
Paige VanZant x Jessica-Rose Clark
Kamaru Usman x Emil Meek
Darren Elkins x Michael Johnson

CARD PRELIMINAR

James Krause x Alex White
Matt Frevola x Marco Polo Reyes
Talita Bernardo x Irene Aldana
Kyung Ho Kang x Guido Cannetti
Kalindra Faria x Jessica Eye
Danielle Taylor x JJ Aldrich
Mads Burnell x Michael Santiago