Topo

Daniel Cormier garante retorno aos meio-pesados e manda recado para Gustafsson

Diego Ribas, em Las Vegas (EUA)

Ag. Fight

06/02/2018 16h18

Apesar dos constantes desafios entre campeões de diversas categorias em busca das famosas superlutas, que garantem super pagamentos, Stipe Miocic e Daniel Cormier saíram na frente e conseguiram tirar esse confronto do papel. A luta principal do UFC 226 - evento marcado para o próximo dia 7 de julho, em Las Vegas (EUA) - terá o título dos pesos-pesados em jogo justamente com o campeão dos pesos meio-pesados (93 kg) como desafiante. No entanto, mesmo com a aventura de subir de divisão, 'DC' garantiu não ter planos de tornar essa mudança permanente.

Mesmo que se torne o segundo lutador da história a conquistar dois cinturões de divisões diferentes simultaneamente - o primeiro foi Conor McGregor -, Cormier não planeja defender o seu posto como peso-pesado de forma imediata. Em conversa com jornalistas na última sexta-feira (2), no escritório do UFC em Las Vegas (EUA), o atual campeão dos meio-pesados garantiu que manterá as suas obrigações na sua própria categoria.

"Vou voltar para a minha divisão quando isso acabar. O corte de peso é uma droga, mas é a minha divisão. Devo isso aos caras que estão lá, preciso descer e lutar com eles", prometeu o americano antes de mandar um recado para o seu possível próximo desafiante.

"Se Alexander até lá ainda quiser me enfrentar, vou fazer isso. Mas ainda acho que ele deva lutar de novo. Ele precisa lutar mais uma vez antes de me enfrentar, que vai ser depois que eu lutar com Stipe. Estamos em fevereiro, ele não lutou desde maio passado . Como vou lutar em julho, talvez eu não esteja pronto para lutar de novo até o final do ano. Então, Alexander não deve ficar sentado por mais de um ano e meio esperando pela disputa de cinturão dele. Isso não faz sentido nenhum. Ele tem que lutar de novo antes de conseguir disputar o cinturão, ou vou falar que não vou enfrentá-lo, porque ele não merece. Vou lutar com outra pessoa, alguém que esteja lutando. Lutamos em outubro de 2015 e ele só lutou duas vezes. Ele só está sentado esperando a chance dele. Não é o que deve acontecer", garantiu.

Para vencer Miocic, o campeão dos meio-pesados precisará driblar os quase 15 centímetros de diferença do seu adversário, além de uma visível diferença de peso. Para isso, DC afirmou que voltará as suas origens e fará um camp voltado ao "wrestling das antigas". Além disso, o americano analisou que o fato de ser menor que o seu adversário lhe dá uma vantagem de velocidade, um benefício que garantiu saber aproveitar.

"A luta é em julho. Então, não vou começar o meu camp até o final de abril, em Oklahoma. Vou intensificar os meus treinos durante duas semanas e, depois, volto para casa por oito semanas. Vou focar em um wrestling das antigas. Me preparar para lutar e derrubar um cara grande como o Stipe", revelou Cormier.

"Na divisão dos pesados sempre fui o mais rápido. Essa provavelmente era a minha melhor habilidade quando lutava nessa divisão, porque eu era mais rápido que os meus adversários. Stipe é um cara grande que sempre lutou como peso-pesado, ele nunca lutou como meio-pesado. Então, vai ser diferente quando ele estiver lá comigo. Vou me mover de uma maneira diferente, de uma maneira mais natural do que os caras que ele costuma enfrentar. Não sou um cara lento. Consigo me mexer mais rápido que a maioria dos pesados".

DC estreou como profissional em 2009. Ao longo de sua carreira, o americano acumula 20 vitórias - sendo nove por nocaute -, uma derrota e um confronto sem resultado. Cormier conquistou o cinturão em 2015 e o mantém depois de algumas polêmicas com doping que envolveram e afastaram o então campeão Jon Jones.