Topo

MMA


"Hulk do UFC" leva gancho de seis meses após ser pego no exame antidoping

Ion Cutelaba é conhecido como "Hulk do UFC" - Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Ion Cutelaba é conhecido como "Hulk do UFC" Imagem: Josh Hedges/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

Ag. Fight

09/03/2018 09h00

O meio-pesado (93 kg) Ion Cutelaba, mais conhecido entre os fãs como o 'Hulk do UFC', foi condenado a seis meses de gancho pelo flagra nos exames antidoping realizados nos dias 18 e 19 de outubro do ano passado. Como os primeiros testes ficaram prontos apenas no dia 3 de novembro e sua suspensão preventiva se iniciou a partir desta data, o atleta de 24 anos estará apto a competir apenas no dia 4 de maio deste ano.

A decisão foi publicada no site oficial da USADA (agência americana antidoping) nessa quinta-feira, informando detalhes sobre o caso. Apesar de poder ser suspenso por até dois anos, o lutador viu sua pena ser reduzida após colaborar com as investigações, assumir ter feito uso de um método proibido e ter provado que fez um tratamento médico que resultou no flagra.

De acordo com a entidade, Cutelaba realizou uma 'terapia de ozônio', que envolveu inclusive transfusão sanguínea, prática ilegal pelas normas da WADA (agência internacional de controle antidopagem). Nesta manipulação, também foram encontradas duas substâncias proibidas na lista atual da entidade.

Vale lembrar que o lutador estava escalado para se apresentar no card do UFC Nova York, em novembro do ano passado, mas foi retirado do evento no dia anterior ao show, logo após a pesagem matinal, quando bateu o limite da divisão sem grandes problemas.