Topo

Lenda do MMA exige renúncia de governador após morte de 64 pessoas; entenda

Ag. Fight

29/03/2018 08h00

Campeão do torneio do UFC 6 em 1995, o russo Oleg Taktarov utilizou as redes sociais para se posicionar politicamente a respeito de uma tragédia ocorrida no último domingo (25) em Kemerovo (Rússia). Situada no estado da Sibéria, a cidade figurou entre os noticiários mundiais após um incêndio em um shopping center ceifar a vida de 64 pessoas, incluindo 41 crianças. Acusado de negligência pelo edifício não estar regulado perante as leis de segurança, o governador Aman Tuleyev se tornou alvo da população, inclusive do lutador, que exige que o político peça desculpas pelos óbitos além de renunciar seu cargo.

De acordo com reportagens russas, os alarmes de incêndio do prédio estariam desativados e as saídas internas de emergência bloqueadas. Em vídeo postado no site 'Vk.com' e traduzido pelo portal 'Bloody Elbow', Taktarov depositou a culpa inteiramente sobre Tuleyev por não estar ciente das violações nas normas de segurança do shopping center.

"Não sou presidente, nem Ministro da Educação, nem empresário e nem construtor. Eu só posso fazer o que posso. Posso ajudar os que estão ao meu redor. Meus alunos e aqueles que acreditam em mim. Não posso abrir todas as portas e nem ensinar todos a lutar. Dependa apenas de você mesmo. Nos perdoem, crianças, mas os adultos ao redor de vocês são mal-educados, ignorantes, niilistas e ladrões A tragédia em Kemerovo é inteiramente sua culpa (de Tuleyev). Não de negócios de pequeno ou médio porte, como você disse em seu comunicado", disse Taktarov,

"Você é o líder e é seu dever monitorar os corpos do estado que poderiam identificar essas violações com antecedência. Peça desculpas pela tragédia - não com um milhão de rublos (cerca de R$ 50 mil) - mas com empatia e a palavra humana. Peça desculpas por ter saqueado, destruído e transformado a nossa bela terra com gente de ouro em uma completa bagunça pelos últimos quatro anos. Peça desculpas e saia", finalizou o ex-lutador.

Hoje com 50 anos de idade, Oleg Taktarov fez carreira no MMA entre os anos de  1993 e 2008. Neste meio tempo, o especialista em finalizações enfrentou outros nomes lendários do esporte como: Marco Ruas, Dan Severn e Ken Shamrock. Também conhecido como 'The Russian Bear', o atleta se aposentou com 17 vitórias - 14 delas por submissão - cinco derrotas e dois empates.