Topo

Kabib Nurmagomedov ganha novo adversário em luta por cinturão do UFC

Ag. Fight

06/04/2018 17h11

Após momentos de indecisão que colocaram em risco a realização do UFC 223, evento programado para este sábado (7) em Nova York (EUA), o card foi definido com a promoção de uma nova luta principal da noite. Isso porque o russo Khabib Nurmagomedov, estrela principal do show, agora encara Al Iaquinta em duelo que só será válido pelo cinturão em caso de triunfo do peso-leve (70 kg) russo.

Originalmente escalado para enfrentar o campeão interino dos pesos-leves Tony Ferguson, o especialista em sambo viu o rival ser retirado do card após uma lesão no joelho a menos de uma semana do combate. Para o seu lugar, o UFC convocou Max Holloway, campeão dos pesos-penas (66 kg) que foi impedido pelos médicos da Comissão Atlética de Nova York de lutar pela manhã. De acordo com o órgão, ele não estava apto a realizar o corte brusco de peso de forma saudável.

Desta forma, os promotores do evento agiram rápido e trabalharam com três Talternativas. Favorito para assumir a vaga no main event, Anthony Pettis, ex-campeão do leves, estava escalado para o show para enfrentar Michael Chiesa. No entanto, seu oponente se machucou durante o ataque de Conor McGregor ao ônibus que transportava lutadores e acabou e foi retirado do show.

Como ainda precisava se apresentar no peso nesta sexta para cumprir as exigências da Comissão Atlética e assim garantir o recebimento de sua bolsa, 'Showtime' recebeu a oferta e tentou cortar a última libra - confrontos válidos por cinturão não contam com a libra de tolerância -, mas não cravou o peso correto por pouco mais de 90 gramas. Sem nenhum anúncio oficial, o atleta não tentou cortar o que faltava e deixou o recinto - os comissionários anunciaram que ele teria duas horas para efetuar o processo, prazo dado apenas em disputas de título. Ao que parece, Pettis não teria chegado a um acordo financeiro com os promotores.

Outra opção do show, Paul Felder, que também se apresenta no evento, revelou que chegou a ser sondado mas, mesmo depois de bater o peso correto para uma disputa de título, teria sido descartado já que ele não cumpre a normas da Comissão, que exige que os envolvidos em uma luta por cinturão estejam ranqueados.

Desta forma, Iaquinta, que originalmente enfrentaria Paul Felder, herdou a vaga para encarar o invicto russo no main event do UFC 223.

Como pano de fundo à toda essa confusão da pesagem, Conor McGregor deixava a delegacia de polícia do bairro do Brooklyn algemado. Na madrugada da última quinta, o atleta se entregou para a polícia local após causar um verdadeiro tumulto durante um ataque ao ônibus do UFC.

WOW what a week. Thank you Ragin Al for demanding this fight and thank u Khabib for being willing to fight ANYONE all week!!! pic.twitter.com/oDqC30FdES

? Dana White (@danawhite) April 6, 2018