Topo

Kazushi Sakuraba funda nova liga que une telecatch e grappling no Japão

Ag. Fight

11/04/2018 12h44

Membro do Hall da Fama do UFC e lenda do MMA asiático, Kazushi Sakuraba é considerado a figura mais emblemática do esporte no Japão. Apelidado de 'Gracie Killer' nos tempos do Pride (extinta liga de MMA), o lutador chegou a bater quatro membros da tradicional família: Ryan, Royler, Renzo e Royce no espaço de 13 meses e se firmou como um dos principais expoentes do esporte na Ásia. Hoje - aos 48 anos de idade - ele aposta em um novo evento para atrair os olhares do público de volta à sua terra natal.

Intitulado 'Quintet', a liga de grappling fundada por Sakuraba em parceria com o ex-campeão peso-pesado do UFC Josh Barnett se diferencia por focar em combates de luta agarrada em equipes. Em entrevista publicada pelo portal 'MMA Junkie', Kazushi explica que sua intenção é mesclar elementos de telecatch com competição verdadeira para gerar o mesmo interesse que o Pride conseguia antigamente.

"Uma das coisas que o Pride fazia de melhor era misturar o pro wrestling com a realidade da competição. Eu quis criar um evento que eu mesmo gostaria de assistir, como fã. Terá muita estratégia. Cada time tem lutadores grandes e lutadores pequenos, mas cabe a eles decidir a ordem em que lutarão. Um time pode preferir começar com o peso-pesado, enquanto o adversário pode preferir guardá-lo para o final quando o oponente for menor e já estiver cansado", detalhou o japonês.

Membro da mesma equipe de Sakuraba no torneio, o norte-americano Josh Barnett relatou que o projeto já vinha se desenvolvendo há mais de um ano. De acordo com o peso-pesado, o estilo do Quintet é completamente voltado para a ação e isso foi o que cativou o seu interesse.

"Tem ao menos um ano que estamos desenvolvendo isso. Sakuraba me abordou para que eu o ajudasse com a parte dos negócios, para ajudá-lo com os atletas e também para ser um participante. Eu definitivamente tenho algo a perder com isso e por isso quero que seja um sucesso. Será um evento de grappling muito empolgante que pegará a atenção de muita gente. Eu gosto que o formato seja bem orientado para a ação. Existem regras feitas para evitar enrolação e manter a atividade", narrou.

A edição de estreia do Quintet está programada para esta quarta-feira (11) e será transmitida pela rede de streaming do Ultimate - o 'UFC Fight Pass' - responsável por transmitir cards preliminares não só do principal evento de artes marciais mistas do mundo, mas também cards de outras shows menores como o Invicta FC (liga de MMA feminino).

Confira abaixo o vídeo de divulgação do Quintet (ou clique aqui):