Topo

MMA


Ex-campeão do UFC processa empresa de suplementos após doping

Por decisão unânime dos jurados, Josh Barnett venceu Roy Nelson no UFC Japão, em 2015 - Ken Ishii/Getty Images
Por decisão unânime dos jurados, Josh Barnett venceu Roy Nelson no UFC Japão, em 2015 Imagem: Ken Ishii/Getty Images

12/04/2018 08h00

Josh Barnett decidiu tomar uma séria medida. Após ser flagrado em um exame antidoping em dezembro de 2016, o peso-pesado foi liberado para voltar aos cages apenas em março de 2018 depois que seu teste foi apontado como comprometido em função do uso por parte do atleta de um suplemento contaminado. Agora, quase um mês após ser inocentado, o americano entrou com um processo contra a empresa fabricante dos produtos.

A ação executada em Los Angeles (EUA) na última segunda-feira (9) contra a Genkor aponta negligência por parte da companhia. Além disso, os argumentos do atleta ponderam que o seu período afastado do cage lhe trouxeram prejuízos uma vez que ele não pôde lutar e ainda teve despesas com advogados - sem falar no dano à sua reputação.

Durante uma conversa com o site "MMA Junkie", Barnett contou que não se opõe ao sistema de parceria entre a USADA (agência americana de controle antidoping) e o UFC. De acordo com o peso-pesado, o que lhe tirou do sério foram as seguidas críticas mesmo após comprovado a sua inocência no caso.

"Eu não sou contra a ideia e o espírito da USADA ou o propósito de ter um programa de doping independente. Não tenho problema com isso e mesmo tento ingerido um suplemento contaminado, não tenho problema em passar por todo o processo para testar o suplemento. A única coisa que protesto é ser atacado após o fato, depois que foi descoberto que sou inocente", declarou.

Vale ressaltar que essa não foi a primeira vez que Barnett teve problemas com exames antidoping. Pelo contrário. O peso-pesado já foi flagrado em três outras oportunidades e, inclusive, perdeu o cinturão do UFC em 2002 por conta de um teste positivo.

Recentemente, Barnett iniciou um novo projeto. Em parceria com o Hall da Fama do UFC, Kazushi Sakuraba, o americano fundou a liga de grappling intitulada Quintet, focada em combates de luta agarrada em equipes. A edição de estreia do evento está programada para esta quarta-feira (11) e será transmitida pela rede de streaming do Ultimate - o UFC Fight Pass.