Topo

MMA


Leslie Smith processa UFC após polêmico desligamento do evento

Heuler Andrey/UOL
Imagem: Heuler Andrey/UOL

Ag. Fight

03/05/2018 15h47

Presidente da 'Project Spearhead', Leslie Smith lidera um grupo que tenta legalizar a relação dos lutadores como empregados do UFC e, dessa forma, conquistar maiores direitos para a classe - atualmente os competidores são vistos como contratados independentes. Contudo, o fato de comandar uma entidade que visa defender os atletas custou caro para a americana. De acordo com a peso-galo (61 kg), esse foi o motivo para que o Ultimate não renovasse o seu contrato. E, em função disso, a lutadora resolveu entrar com uma ação contra a organização.

De acordo com informações publicadas pelo site 'MMA Fighting', Smith entrou com um processo contra o UFC na última quarta-feira (2). Um dos principais argumentos utilizados pela lutadora é de que a sua demissão irá desencorajar todos os outros atletas a tentarem lutar por seus direitos da forma como ela fez.

"Leslie Smith era uma das lutadoras do UFC disposta a exercer seus direitos de ter uma união de atletas abertamente. ZUFFA, com a demissão da Sra. Smith, mandou um mensagem contra a lei para o restante dos seus lutadores empregados: tente se juntar ao ajudar uma associação ou união e você acompanhará a Sra. Smith e não lutará mais no UFC. Essa mensagem vai contra todo o propósito da NLRA e a ZUFFA não pode continuar violando as regras. Nenhuma entidade está acima da lei", escreveu o advogado da atleta na ação.

No último dia 23 de abril, a americana começou uma campanha para arrecadar dinheiro para pagar os seus advogados no processo movido contra o Ultimate. Vale destacar que Leslie venceu três das suas últimas quatro lutas na companhia. Sua única derrota nesse tempo foi para Cris 'Cyborg', considerada uma das melhores lutadoras de todos os tempos.