Topo

MMA


Lyoto ressalta importância de preparação mental para afastar pressão

Lyoto "The Dragon" Machida durante luta contra o americano Eryk "Ya Boi" Anders - Jason Silva/AGIF
Lyoto "The Dragon" Machida durante luta contra o americano Eryk "Ya Boi" Anders Imagem: Jason Silva/AGIF

Ag. Fight

09/05/2018 07h00

Aos 39 anos de idade e após 15 temporadas competindo MMA, pode-se dizer que Lyoto Machida já passou por quase todas as situações dentro do esporte. Talvez em função do longo período nas artes marciais mistas, o 'Dragão' sabe melhor que outros atletas como lidar com a pressão e com seus medos. E, de acordo com o ex-campeão, estar bem psicologicamente é um dos fatores fundamentais para alcançar o equilíbrio.

Durante uma conversa com a reportagem do UFC nessa terça-feira (8), Machida ressaltou a importância de se preparar para todas as diferentes situações. Na análise do lutador, a partir do momento que você está bem mentalmente, se torna mais fácil controlar a pressão externa.

"Vai de cada um, mas eu acredito muito que existe uma preparação para tudo. Você tem uma preparação para estar aqui e tem uma preparação para o dia-a-dia da sua vida. Então, você tem que se preparar mentalmente, acho que o aspecto mental é o mais importante. E, claro, se estou prestes a fazer uma luta e eu não tive um bom camp, a confiança cai e o diálogo interno começa a aparecer. Controlar o medo é algo muito mental", apontou.

Escalado para enfrentar Vitor Belfort no UFC 224, evento que será realizado no próximo sábado (12) no Rio de Janeiro, Machida não pensou duas vezes ao ser questionado qual seria o desfecho perfeito do combate: "O cenário é ter uma luta movimentada e conseguir um nocaute. Mas isso é uma coisa difícil de prever e escolher, então você tem que estar preparado para qualquer situação do combate".

Machida conquistou o cinturão meio-pesado (93 kg) do UFC em 2009 depois de nocautear Rashad Evans. O brasileiro chegou a defender o título em uma oportunidade antes de ser superado por Mauricio 'Shogun'. Renomado carateca, o Dragão coleciona na carreira um cartel com 23 vitórias e oito derrotas.