Topo

Números comprovam domínio de Usman sobre Demian Maia no UFC Chile

Ag. Fight

20/05/2018 12h49

Kamaru Usman e Demian Maia fizeram a luta principal do UFC Chile no último sábado (19), disputa esta que foi marcada pelo domínio imposto pelo nigeriano no octógono. Sem conseguir derrubar o versátil wrestler, o meio-médio (77 kg) brasileiro se viu sem opções e, a exemplo de suas últimas apresentações, protagonizou duelo vaiado pela torcida.

Porém, apesar do ritmo cadenciado em diversos momentos dos cinco assaltos disputados, as estatísticas do duelo comprovam que o confronto foi mais agressivo do que possa parecer, embora o domínio, de fato, tenha sido completamente do atleta nigeriano.

De acordo com o site 'Fight Metrics', Demian aplicou apenas 33 golpes diante dos 97 impostos pelo rival. Vantagem que também foi refletida em todos os tipos de ataque: cabeça, corpo, pernas, à distância e no chão. Soma-se a isso o fato de Usman ter defendido com sucesso todas as 15 tentativas de queda aplicadas pelo brasileiro.

No entanto, a efetividade de 31% nos golpes aplicados nigeriano e a disposição dos ataques - 83% em golpes à distância diante de apenas 15% no solo, e 19% aplicados nas pernas contra apenas 6% no corpo - mostram que o respeito às finalizações de Demian interferiram, e muito, em sua estratégia para o combate.