Topo

MMA


Lutadores do UFC criticam decisão de Dana White de acabar com duas pesagens

Dana White quer uma mudança no UFC - Jeff Zelevansky/Getty Images
Dana White quer uma mudança no UFC Imagem: Jeff Zelevansky/Getty Images

Ag. Fight

06/06/2018 08h00

A declaração do presidente do UFC Dana White de que o modelo de pesagem atual será substituído pelo antigo gerou uma série de respostas de atletas e treinadores nas redes sociais, em sua maioria contrárias à decisão do dirigente. Caso o pronunciamento se concretize, os lutadores não se pesarão mais na parte da manhã, restando apenas a cerimônia da tarde como único momento para os competidores registrarem suas marcas na balança.

O Twitter foi a principal rede social usada para a comunidade do MMA se manifestar. De acordo com os profissionais, lutadores, árbitros e empresários, o sistema atual de pesagem não é falho, portanto a culpa deve ser atrelada aos atletas, que possuem meses para bater o peso e por vezes e não o fazem. Com essa mudança, o consenso parece ser o de que Dana estaria punindo, na verdade, aqueles que vencem a guerra contra a balança.

"Por favor, patrão Dana White, não se livre das pesagens matinais. Não vai resolver nada. Você está punindo os lutadores que são responsáveis. #nãofaçaisso", declarou o ex-campeão dos leves (70 kg) Eddie Alvarez. O ex árbitro do UFC 'Big John' McCarty endossou o discurso de Alvarez: "É um grande erro. Por que é que você mudaria as coisas por conta de uma pequena minoria de lutadores que não faz as coisas da maneira certa, penalizando todos os lutadores que fazem isso corretamente? Isso faz sentido para você?"

Eduardo Alonso, empresário de lutadores famosos como Maurício 'Shogun' e Demian Maia também se posicionou contra a decisão do presidente: "POR FAVOR! Ouçam os lutadores, as equipes e os doutores  sobre as pesagens iniciais! Que tal nossa comunidade perguntar para aqueles que realmente cortam peso e reidratam o que é melhor? Nosso esporte deve ser mais seguro, não o contrário!".

Apesar de ainda não ter havido a mudança no sistema, Dana White não dá sinais de que pretende voltar atrás em sua palavra. Mesmo com as inúmeras críticas, o presidente manteve o discurso de que muito em breve as pesagens voltarão a serem realizadas no modelo antigo.