Topo

MMA


Nutricionista revela bastidores de corte de peso de Romero para UFC Chicago

Yoel Romero comemora vitória sobre Luke Rockhold no UFC 221 - Jeff Bottari/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images
Yoel Romero comemora vitória sobre Luke Rockhold no UFC 221 Imagem: Jeff Bottari/Zuffa LLC/Zuffa LLC via Getty Images

17/06/2018 13h49

Ao falhar na balança pela segunda vez seguida do UFC e ficar fora de de uma disputa de cinturão, Yoel Romero viu seu nome ser cogitado para uma possível mudança de categoria. No entanto, antes de pensar em colocá-lo para enfrentar rivais entre os meio-pesados (93 kg), o nutricionista do wrestler cubano revelou detalhes dos bastidores do último evento e garantiu que tudo não passou de uma sucessão de equívocos da Comissão Atlética local.

De acordo com George Lockhart, que também cuida da nutrição de Cono McGregor, ele foi contratado pela equipe de Romero apenas dias antes do evento realizado no último dia 9 de junho, em Chicago (EUA). Apesar do pouco tempo de trabalho, ele garantiu que tudo estava de acordo com o cronograma traçado.

"O peso estava saindo e sabíamos que faríamos o peso. Fizemos três banheiras de água quente e decidimos dar um tempo, deixar o Romero descansar. Tínhamos mais duas horas e sabíamos que ele estava uma libra acima. Pesamos e voltamos para a banheira", narrou, em conversa com o podcast "Three Amigos", se referindo à primeira pesagem de Romero.

Com uma libra acima do permitido, cerca de 450 gramas, o cubano retornou para o processo de corte de peso. De acordo com as regras locais, ele teria duas horas para eliminar o excesso, marca que foi interrompida pela própria Comissão que julgou o atleta incapaz de seguir perdendo peso.

"Eu sou um cara forte, tínhamos muitos caras fortes, mas o Romero, você sabe. Estava tudo bem. A gente não queria que algo besta acontecesse, como ele levantar e desmaiar. A pressão sanguínea estava boa, a temperatura do corpo também, estava cerca de 37 ºC. Seus batimentos estavam um pouco acima comparados a uma pessoa normal, mas até para uma pessoa normal, estava em 81 batimentos por minuto", contou.

A partir daí, com um processo cuidadoso de acordo com George, o atleta estava próximo de atingir a marca quando, ainda na banheira quente, foi informado de que os médicos haviam decidido que ele não poderia mais continuar cortando peso.

"Nós tivemos que tirar ele da banheira antes, mas tentamos fazer isso devagar, tirar ele aos poucos, deixar ele o máximo de tempo possível lá. Mas tivemos que tirá-lo. Quando você não bate o peso por 0,2 libras... Mais dez minutos naquela banheira e tudo ficaria bem", explicou, garantindo que o veterano ainda perdia peso normalmente sem aparentar problemas de saúde.

Como não bateu o peso, Romero não pôde disputar o cinturão, mesmo que vencesse Robert Whittaker na luta principal do evento. Ao final dos cinco rounds, o cubano perdeu na decisão dividida dos jurados.