Topo

MMA


GSP e Namajunas disputam prêmio de lutador do ano de emissora americana

Georges St-Pierre exibe cinturão após vitória contra Michael Bisping - AP Photo/Frank Franklin II
Georges St-Pierre exibe cinturão após vitória contra Michael Bisping Imagem: AP Photo/Frank Franklin II

Ag. Fight

22/06/2018 16h06

Georges St-Pierre e Rose Namajunas foram dois dos indicados ao título de 'Lutador do ano', concedido pelo canal de TV norte-americano 'ESPN'. A cerimônia, que é anual, acontecerá no dia 18 de julho em Los Angeles (EUA). Esta foi a primeira indicação da atleta norte-americana de 25 anos, atual detentora do cinturão das pesos-palhas (57 kg) do UFC, que vem de duas vitórias sobre a antiga campeã Joanna Jedrzejczyk, e a quarta do experiente 'GSP', de 37 anos, que já esteve no topo do Ultimate em duas categorias diferentes.

Campeão dominante dos meio-médios (77 kg) durante anos, o lutador canadense decidiu pausar sua carreira em 2013 sem data para voltar. Somente retornou ao octógono em novembro de 2017, para duelo contra Michael Bisping pelo cinturão dos médios (84 kg). St-Pierre finalizou o inglês com um mata-leão no terceiro round e faturou o título. No entanto, logo em seguida, ele resolveu se afastar novamente, desta vez por motivos de saúde.

Rose também sagrou-se campeã em novembro do ano passado, ao nocautear a rival polonesa, que já havia feito seis defesas de seu cinturão. Aplicando nocaute técnico ainda no primeiro round, a americana surpreendeu Jedrzejczyk com potentes golpes. A revanche aconteceu em abril deste ano, quando Rose venceu novamente, desta vez por decisão unânime dos juízes.

Apesar de os três últimos vencedores do prêmio também serem atletas do UFC (Demetrious Johnson em 2017, Conor McGregor em 2016, e Ronda Rousey em 2015), o pleito de 2018 também possui dois campeões de boxe na disputa. Terence Crawford e Vasyl Lomachenko foram os selecionados para tentar desbancar 'GSP' e Namajunas.