Topo

Chael Sonnen critica Cormier por ter sido "feito de bobo" por Brock Lesnar

Ag. Fight

16/07/2018 14h03

Se tem uma coisa que Chael Sonnen pode analisar com autoridade é a promoção de uma luta. O atleta do Bellator, que se notabilizou por levar o trash talk no UFC a um patamar nunca antes atingido, usou seu canal no YouTube para analisar a cena que coroou o retorno de Brock Lesnar ao MMA, ao fim do UFC 226, no último dia 7 de julho. E o diagnóstico feito pelo 'Gangster de West Linn' não foi nada positivo para Daniel Cormier, justamente quem desafiou Lesnar. De acordo com Sonnen, 'DC' mostrou despreparo para a situação que provocou e permitiu que seu futuro desafiante roubasse a cena justamente no seu momento de glória.

Ao nocautear Stipe Miocic e se tornar o primeiro lutador da história a ter, ao mesmo tempo, os cinturões dos meio-pesados (93 kg) e dos pesados, Cormier pegou o microfone das mãos de Joe Rogan, comentarista do Ultimate, e tomou a frente das câmeras, desafiando Brock, que estava na plateia. Sonnen explicou por que entendeu que 'DC' errou ao fazer isso.

"Daniel desafiou Brock Lesnar para a única coisa que Lesnar é melhor do que ele. Se você fica preso em uma ilha deserta e precisa derrotar os nativos pela sua sobrevivência, você quer Daniel Cormier com você. Se você fica preso em uma ilha deserta e precisa convencer os nativos a lhe darem comida, você quer Brock Lesnar com você. É aí que o mestre aparece. Você não pode olhar para aquela cena e pensar 'Uau, foi ótimo'", declarou.

Sonnen ressaltou que a grande diferença entre a WWE e Hollywood é a qualidade dos atores. Segundo ele, se tudo é roteirizado, aquilo que prende o espectador à tela é, sobretudo, o talento daqueles que fazem os personagens. Destacando o fato de Lesnar destoar dos colegas de telecatch no quesito qualidade de atuação, Chael comparou Cormier a Jerry Seinfeld, que, depois do fim da série que tinha seu sobrenome, não conseguiu manter o patamar de estrela, porque supostamente só conseguia interpretar a si mesmo.

"Isso não é um insulto a Daniel. É só para pontuar que ele trouxe o mestre para dentro. Por sua inteira responsabilidade. Então, o mestre entra, e ele não chega dizendo: 'Olha, aqui estamos, e veja que grande negócio faremos juntos'. Não. Quando Brock Lesnar entra no cage como um monstro e Daniel tem um pequeno sorriso no rosto, Brock sabe que tem de ser criativo naquele momento. Quando Brock empurra Daniel, com ele vestindo um cinturão dourado, o segundo em sua coleção, ele faz Daniel parecer bobo. É o trabalho dele, não é nada com Daniel. Isso é Brock sendo Brock. Um cara precisa brilhar, o outro não", falou.

"Outra razão pela qual funcionou é que Brock Lesnar entrou numa situação de cinco contra um. Daniel estava no ringue, mas também estavam quatro córneres dele. Brock Lesnar subiu ao cage sozinho. E ficou sozinho. Como King Kong espantando insetos. Ele não hesitou nem se moveu. O técnico de boxe de Daniel tentando empurrar Brock e mantê-lo longe de Daniel... Brock o espantou como uma mosca. O cara da comissão tenta se aproximar, e ele espanta o cara como uma mosca. Foi por isso que o momento funcionou", comentou.

Segundo Sonnen, a reação de Cormier ao empurrão de Lesnar foi reveladora de que, ao chamar o gigante ao octógono, o campeão dos pesados não tinha ideia de que teria o seu momento 'roubado' por Brock. O ex-desafiante ao título dos médios (84 kg) e dos meio-pesados (93 kg) analisou que, justamente por saber que DC não tem talento para a atuação, o gigante da WWE fez o que ele não esperava para que a reação fosse genuína.

"Ele tem 17 mil pessoas na arena e um número exponencial de pessoas em casa. Então, em vez de tentar hipnotizar a todos, se eu consigo enganar Daniel Cormier, se eu consigo convencer Daniel, eu posso fazer todos acreditarem. E você viu nos olhos de Daniel, quando ele foi empurrado pelo cage. Você via nos olhos dele: 'Meu Deus, pensei que éramos amigos, pensei que eu só iria te chamar aqui. Eu não sabia que isso tudo iria acontecer, achei que eu iria ter um momento de diversão antes de me encontrar com minha família, tomar um banho e seguir minha vida'. Brock sabia que a única pessoa que ele tinha de convencer era você. E quando ele viu que havia confusão nos olhos de Daniel, ele sabia que já o tinha nas mãos, e que poderia fazer isso com qualquer um. E então ele pega o microfone e bota fogo na casa", encerrou.

Chael Sonnen deve voltar ao cage do Bellator no último trimestre deste ano, já que Scott Coker, presidente da organização, já deu indícios de que a segunda semifinal do torneio dos pesados acontecerá em uma data próxima à primeira, que já está marcada para outubro. Enquanto Ryan Bader enfrentará Matt Mitrione em uma das eliminatórias, Sonnen e Fedor Emelianenko definirão quem será o outro finalista.

Relembre o momento da entrada de Brock Lesnar no UFC 226 (ou clique aqui):

Y @dc_mma reta a @BrockLesnar y esto es lo que pasa!!! #UFC226 pic.twitter.com/E5cosPlnsv

? UFC Español (@UFCEspanol) July 8, 2018