Topo

Campeão do UFC coloca planos do TUF em xeque e prevê retorno ao octógono em 2019

Ag. Fight

17/07/2018 12h23

Robert Whittaker, atual campeão dos pesos-médios (84 kg) do UFC, se lesionou em sua última luta e, após ser submetido a cirurgia, terá que se afastar do octógono pelo resto da temporada. A notícia, ainda não confirmada pela organização do show, coloca em xeque a realização do clássico embate entre os treinadores do TUF, previsto para dezembro.

O lutador australiano, que fraturou o polegar da mão direita no combate contra Yoel Romero, realizado em junho desse ano em Chicago (EUA), teria pela frente Kelvin Gastelum, técnico rival no reality show. No entanto, em entrevista ao canal americano ESPN, Robert prometeu que seu foco é retornar aos cages no ápice de sua forma, o que só seria possível em 2019.

"Eu certamente não estarei pronto antes do próximo ano. Tenho que recuperar 100% as minhas duas mãos antes de poder começar o tratamento, e somente após isto poderei voltar aos treinos. Pensando de maneira realista, a minha previsão de retorno é para fevereiro do ano que vem", estimou.

O jovem atleta ainda deu detalhes do procedimento cirúrgico e revelou que a outra mão também foi lesionada na batalha de cinco round contra o wrestler cubano. Além disso, Whittaker apontou que está no início do processo de recuperação, e que por isso ainda não pode realizar qualquer tipo de exercício.

"Realizei a cirurgia há poucas semanas, então não posso nem fazer a fisioterapia ainda. É preciso primeiro esperar o processo de cicatrização antes de poder iniciar a reabilitação. Eles colocaram uma placa e alguns parafusos , mas também ocorreram danos nos ligamentos da mão esquerda", afirmou.

Há quatro anos como peso-médio do Ultimate, Whittaker ainda não perdeu nenhum combate na divisão. Sua última derrota foi ainda como meio-médio (77 kg), em fevereiro de 2014, quando foi superado por Stephen Thompson por nocaute.