Topo

'Cara de Sapato' critica ranking do UFC e pede luta no Brasil contra 'Borrachinha'

Ag. Fight

18/07/2018 07h00

Antônio 'Cara de Sapato' soltou o verbo sobre o ranking oficial do UFC e, em entrevista ao site 'MMA Junkie', criticou a forma como a organização classifica os atletas. Como exemplo, o brasileiro citou Paulo 'Borrachinha', que com apenas quatro lutas dentro do evento figura acima dele dentro da divisão dos pesos-médios (84 kg).

Atualmente, Borrachinha ocupa a oitava posição, enquanto Cara de Sapato figura como o 11º da categoria. De acordo com o campeão mundial de jiu-jitsu, não faz sentido que um lutador recém-chegado esteja acima de outro que possui nove lutas e sete triunfos na divisão. Ciente de uma possível polêmica com tal comparação, Cara de Sapato se adiantou em direcionar as críticas apenas ao sistema de ranqueamento e garantir que não tem nada contra o compatriota.

"Eu fui o campeão dos pesos pesados ??do TUF Brasil 3. Agora estou com 9-2 no UFC, com cinco vitórias por finalização, e enfrentei adversários muito difíceis ao longo do caminho! Como eu disse, nada contra 'Borrachinha', mas algo está fora de linha aqui. Este jovem lutou apenas quatro vezes. Eu tenho mais vitórias de finalização do que ele tem de lutas no UFC", comparou o atleta da American Top Team.

Apesar do MMA não ser um ciência exata, Cara de Sapato cobrou maior rigidez ao lembrar que o ranking afeta diretamente na vida do atleta, tanto em pagamentos como em promoção de lutas. O brasileiro adjetivou como "desequilibrado" o modo com que as pessoas - as quis ele questionou a capacidade - julgam os atletas. De acordo com ele, as classificações precisam ser baseadas no mérito.

"Eu sou um competidor. Antes de entrar em um cage de MMA, já era campeão mundial de jiu-jitsu. No jiu-jitsu brasileiro, não há classificações - você é o primeiro, o segundo ou o terceiro, dependendo dos resultados. Você tem que vencer. Não importa quão bonito você pareça, como seu corpo está rasgado e definido - a única coisa que lhe traz um campeonato mundial é vencer", alfinetou Carlos Junior.

Ao expor sua indignação, Cara de Sapato propôs uma solução para essa crítica em específico. No dia 22 de setembro o UFC volta ao Brasil e de acordo com o peso-médio a luta principal deveria ser protagonizada por ele e Borrachinha. De acordo com o brasileiro, para Paulo ser apontado como melhor no ranking, primeiro ele tem que derrotá-lo.

"Eu ouvi o Dana respondendo a um jornalista que ele poderia considerar o Paulo Costa para o evento principal em São Paulo. Acho que mereço esse lugar, então deixe-me lutar contra Paulo Costa naquele evento principal. Justiça será feita. Se ele puder me vencer, então - e só então - ele pode ser classificado acima de mim", declarou.

Uma luta entre os dois seria atrativa ao fãs de MMA, principalmente os brasileiros. Paulo Borrachinha está invicto em sua carreira, com 12 vitórias como profissional. Enquanto Cara de Sapato soma dez triunfos e duas derrotas como lutador.