Topo

'Moicano' revela inspiração em Jon Jones para pesquisa detalhada de adversários

Ag. Fight

18/07/2018 09h00

Renato 'Moicano' figura atualmente como um dos dez melhores lutadores da categoria dos penas (66 kg) do UFC, e ele atribui parte do seu sucesso ao fato de investigar profundamente seus adversários - prática, segundo ele, pouco comum entre os atletas de esportes de combate. Em entrevista à Ag, Fight, o brasileiro contou que aprendeu essa estratégia com um ex-campeão do Ultimate e que a utilizará também contra seu próximo adversário, Cub Swanson, que irá encarar dia 4 de agosto, na Califórnia (EUA), no UFC 227.

Natural de Brasília, 'Moicano' teve apenas uma derrota na carreira como atleta profissional de MMA, e deve parte de seu sucesso a um hábito aprendido com Jon Jones. Em 2011, após o confronto em que venceu e tomou o cinturão dos meio-pesados (93 kg) de Maurício Shogun, 'Bones' declarou ter assistido incessantemente às até então 23 lutas da carreira do oponente. E Renato, à época começando a carreira no Jungle Fight, não deixou a informação passar despercebida.

"O atleta não quer perder o tempo dele vendo lutas e afins, o cara quer treinar, descansar, fazer as outras coisas, mas eu comecei a fazer isso depois de uma luta que eu vi do Jon Jones contra o Shogun. Na entrevista , o Jon Jones falou que assistiu à carreira do Shogun toda mais de 14 vezes, então ele disse que um passo que o Shogun dava no octógono, ele já sabia o que ele ia fazer, e isso se reverteu numa grande performance dele naquela luta. E chamou minha atenção", disse.

Desde então, o atleta passou também a utilizar o artifício de conhecer profundamente seu adversário. De acordo com ele, essa prática pode ser um diferencial capaz de levá-lo, futuramente, à conquista do título da categoria.

"Sempre que eu estou de bobeira, eu boto uma luta para assistir, ou então coloco alguma entrevista do meu adversário falando sobre a vida, ou coloco alguma coisa sobre o cara na internet... Acho que toda informação ajuda a darmos um passo à frente. Acho que muita gente não faz isso por preguiça mesmo, mas acredito que quem quer ser campeão tem que fazer o que ninguém faz, então dou bastante atenção a essa parte, porque acho que faz toda a diferença", afirmou.

Aos 29 anos, Renato 'Moicano' buscará, com uma possível vitória sobre Cub Swanson, figurar entre os primeiros colocados de sua divisão. O brasileiro ocupa hoje a 10ª posição no ranking do UFC, enquanto seu adversário está no 5º posto.